Os Impactos Socioambientais do Turismo nas Comunidades Receptoras: Reações de Adaptação

Autores

  • José Agostinho Barbosa de Souza UFRN

Resumo

Este trabalho busca investigar a partir da revisão bibliográfica de estudos previamente publicados qual a percepção da comunidade residente no município de Natal-RN em relação aos impactos socioambientais causados pelo turismo de massa, falta de planejamento urbano e migração irregular de pessoas de outras regiões do Brasil e do mundo para a cidade de Natal além de aplicar, por analogia, os conceitos relativos a reações de adaptação de Giddens (1991). Conclui-se através deste artigo que a população estudada nos trabalhos citados não sente diretamente impactos benéficos ou grande gama de benefícios gerados pelo turismo assim como identificou-se a predominância da aceitação pragmática entre as reações de adaptação.

Biografia do Autor

José Agostinho Barbosa de Souza, UFRN

Possui Especialização em Gestão e Planejamento de Eventos pela Universidade do Vale do Itajaí (2005) e Graduação em Turismo e Hotelaria pela mesma instituição (2003). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Hotelaria, atuando principalmente em agências de viagens, hotéis e cursos de profissionalização ligados ao turismo. Atualmente é mestrando em Turismo pela UFRN.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

de Souza, J. A. B. (2012). Os Impactos Socioambientais do Turismo nas Comunidades Receptoras: Reações de Adaptação. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 4(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/879