Análise de Fatores que Interferem na Motivação dos Colaboradores de um Hotel Situado no Rio De Janeiro, Brasil / Analysis of Factors that Interfere in Employee’s Motivation of a Hotel Located in Rio de Janeiro, Brazil

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Meio de Hospedagem, Lodging, Capital Humano, Human Capital, Motivação, Motivation, Rio de Janeiro, Brasil, Brazil.

Resumo

RESUMO

A partir da premissa que caracteriza o elemento humano como um diferencial na hotelaria, o artigo teve como objetivo mostrar não somente quais fatores externos e internos interferem na motivação dos colaboradores do Hotel AH, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro [Brasil], como também se os gestores deste meio de hospedagem conseguem contornar obstáculos para manterem sua equipe satisfeita e valorizada. Referente ao fator externo, ressalta-se o fluxo turístico internacional e a sazonalidade local. No que tange o fator interno, sob um caráter quali-quantitativo, fez-se necessário aplicar uma entrevista semiestruturada com o setor de Recursos Humanos e observar dados obtidos através dos resultados de um questionário aplicado pela empresa Great Place to Work. Após tais análises, concluiu-se que a equipe do hotel é motivada graças às políticas instituídas pelo gestor, seu engajamento aos grandes eventos que ocorrem no centro de convenções, às praias a poucos metros de distância e à estação do Bus Rapid Transit [BRT] localizado em frente ao meio de hospedagem.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Meio de Hospedagem; Capital Humano; Motivação; Rio de Janeiro, Brasil.

 

ABSTRACT

Considering that the human element is an important differential in hospitality, the article aimed to show not only what external and internal factors interfere in the motivation of the employees of Hotel AH, located in Barra da Tijuca, Rio de Janeiro [Brazil], but also how the managers of this hotel work around obstacles to keep their staff satisfied and valued. The external factor is marked by the international tourist flow and local seasonality. To assess internal factors on a qualitative and quantitative basis, an interview was conducted with the Human Resources sector and data obtained through the results of a questionnaire applied by the company Great Place to Work was observed. After such analyzes, it was concluded that the hotel staff is motivated as a result of the policies instituted by the manager, by engaging in major events that take place at the convention center, by the nearby beaches and by the Bus Rapid Transit [BRT] station located in front to the hotel.

KEYWORDS

Tourism; Lodging; Human Capital; Motivation; Rio de Janeiro, Brazil.

 

AUTORIA

Elisy Silva Felício – Especialista. Gestora no Programa de Hospedagem de Pesquisadores e Estudantes Estrangeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropedica, RJ, Brasil.Currículo: http://orcid.org/0000-0002-7656-2152 E-mail: elisyfelicio@gmail.com

Sérgio Domingos de Oliveira – Doutor. Professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropedica, RJ, Brasil. Currículo: http://orcid.org/0000-0002-0350-1412 E-mail: sedoliveira@gmail.com

Monique Laurencia dos Santos Cunha – Bacharela, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropedica, RJ, Brasil. Currículo: http://orcid.org/0000-0002-3108-8012 E-mail: moniquelaurencia@gmail.com

 

REFERÊNCIAS

ABIH, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (2015). Rede Accor inaugura Grand Mercure Rio Centro. Link

Abreu, V. A. de. (2003). A máquina da hospitalidade. In A. de F. M. Dencker & M. S. Bueno (Orgs.). Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

All Accor (2019). Grand Mercure Rio de Janeiro Rio Centro. All Accor. Link

Al-Madi, F. N., Assal, H., Shrafat, F., & Zeglat, D. (2017). The impact of employee motivation on organizational commitment. European Journal of Business and Management, 9(15), 134-144. Link

Bergamini, C. W. (2008). Motivação nas organizações. São Paulo: Atlas.

Booking (2020). Grand Mercure Rio de Janeiro Rio Centro. Booking. Link

Camargo, L. O. L. (2011). O estudo da hospitalidade. In A. Montandon (Org.). O livro da hospitalidade. São Paulo: Senac.

Campos, J. R. V. (2005). Introdução ao universo da hospitalidade. Campinas: Papirus.

Castelli, G. (2001). Administração hoteleira. Caxias do Sul, RS: Educs.

Chiavenato, I. (2009). Introdução a Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campos.

Claro, J. A. C. dos S. (2015). Hospitalidade organizacional: panorama teórico-empírico. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 7(3), 338-357. Link

Degen, P. J., & Mello, A. A. A. (1989). O Empreendedor: Fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: McGraw-Hill.

Diário do Rio (2019,16-01). Nove hotéis no Rio de Janeiro com Day Use. Diário do Rio - Cidade. Link

Diehl, A. A., & Tatim, D. C. (2004). Metodologia: Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Pearson.

Fontes, J. B. N. (2010). Estratégia para eventos: Uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph.

Freitas, K. C. C. (2015). O Desafio em Manter Colaboradores Motivados. Monografia, Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, São Paulo, Brasil. Link

Great Place to Work. (2019a). Ranking: Melhores empresas para trabalhar. Great Place to Work. Link

Great Place to Work. (2019b). Melhores locais de trabalho multinacionais na América Latina. Great Place to Work. Link

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Lashley, C., & Morrison, A. (orgs) (2004). Em busca da hospitalidade: Perspectivas para um mundo globalizado. Barueri, SP: Manole.

Lee, M. T., & Raschke R. (2016). Understanding employee motivation and organizational performance: Arguments set-theoretic approach. Journal of Innovation & Knowledge, 1(3), 162-169. Link

Manzini, E. J. (2004). Entrevista semi-estruturada: Análise de objetivos e de roteiros. Rede Consagro. Link

Manzoor, Q. A. (2012). Impact of employee’s motivation on organizational effectiveness. Business Management and Strategy, 3(1), 36-45. Link

Marras, J. P. (2011). Administração de Recursos Humanos: Do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura.

Ministério do Turismo. (2017, 26-01). Sudeste tem a maior oferta hoteleira do país. Ministério do Turismo - Agência de Notícias do Turismo. Link

Ministério do Turismo. (2018). Dados e fatos: Anuário estatístico de turismo. Link

Panosso Netto, A. (2010). O que é turismo. São Paulo: Brasiliense.

Prefeitura do Rio de Janeiro (2017). Os números do turismo no Rock in Rio 2017. Riotur. Link

Robbins, S. P. (2005). Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Schuler, R. S., & Huber, V. L. (1993). Personnel and Human Resource Management. St Paul Minnesota: West Publishing.

Shahzadi, I., Javed, A., Pirzada, S. S., & Nasreen, S. (2014). Impact of employee motivation on employee performance. European Journal of Business and Management, 6(23), 159-167. Link

Silveira, D. T., & Córdova, F. P. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs.

Tanke, M. L. (2004). Administração de Recursos Humanos em Hospitalidade. São Paulo: Thomson.

Vergara, S. C. (2010). Gestão com Pessoas: Subjetividade e objetividade nas organizações. São Paulo: Atlas.

Vergara, S. C. (2011). Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas.

Vroom, V. H. (1964). Work and Motivation. Harvard Book List.

 

PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 23 MAI 20; Aceito: 9 NOV 20.

 

 

Biografia do Autor

Elisy Silva Felício, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Turismóloga formada na Universidade Estácio de Sá – Campo Grande/ RJ, graduanda em Bacharel em Hotelaria na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Seropédica/RJ e pós-graduanda em Gestão de Pessoas na Faculdade Internacional Signorelli - Jacarepaguá/RJ.

Sérgio Domingos de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bacharel em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI - SC, Especialista em Turismo pela FAPECE/UFSC, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (Gestão Ambiental) pela UFSC, Docente dos cursos de Bacharelado em Hotelaria e Licenciatura EaD em Turismo pela UFRRJ.

Monique Laurencia dos Santos Cunha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Graduada em Bacharelado em Hotelaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Felício, E. S., Oliveira, S. D. de, & Cunha, M. L. dos S. (2021). Análise de Fatores que Interferem na Motivação dos Colaboradores de um Hotel Situado no Rio De Janeiro, Brasil / Analysis of Factors that Interfere in Employee’s Motivation of a Hotel Located in Rio de Janeiro, Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8550