Narrativas Turísticas: imaginário e mídia na experiência urbana do turismo

Autores

  • Débora de Paula Falco Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O intuito deste artigo é observar como a atividade turística se insere no momento atual em que as relações sociais tornam-se cada vez mais permeadas pelos padrões dos meios de comunicação. Neste sentido, aborda-se na primeira seção deste estudo as mudanças trazidas pela mídia na experiência turística (mediada, midiatizada). Em seguida, destaca-se a possibilidade de uma “viagem imaginária” oferecida pelos meios de comunicação e seu contraponto, isto é, a realização da viagem fisicamente. Como exemplo de mídia que empreende este processo foca-se o jornalismo turístico de revistas especializadas, como a Viagem e Turismo, da editora Abril. Neste ponto, observa-se sobretudo o caráter narrativo das reportagens e a figura do jornalista que as constroi, que propomos chamar de “turista-narrador-repórter”. Os valores éticos imbricados na prática jornalística também são contemplados. O trabalho prioriza as narrativas sobre a cidade e toma por base uma pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Débora de Paula Falco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Comunicação na Linha de Pesquisa Comunicação e Identidades pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação (UFJF). Bacharel em Turismo (UFJF)

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Publicado

2011-09-07

Como Citar

de Paula Falco, D. (2011). Narrativas Turísticas: imaginário e mídia na experiência urbana do turismo. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 3(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/816