Acessibilidade Virtual em Destinos Turísticos Inteligentes: Os Casos de Curitiba [Brasil] e Málaga [Espanha] / Virtual Accessibility in Intelligent Tourist Destinations: The Cases of Curitiba [Brasil] and Málaga [Espanha]
Palavras-chave:
Turismo, Tourism, Acessibilidade Virtual, Accessibility, Destino Turístico Inteligente, Smart Tourist Destination, Curitiba, Brazil, Malaga, Spain.Resumo
RESUMO
Os destinos turísticos inteligentes inovam por meio do uso da tecnologia como instrumento de gestão e planejamento, provendo informações para os gestores, comunidade e turistas. A busca do desenvolvimento sustentável se dá por meio da gestão participativa, na qual a mobilidade, a acessibilidade e a qualidade de vida estejam aliadas às experiências no destino, de forma a satisfazer residentes e turistas. Portanto este trabalho tem como objetivo avaliar Curitiba e Málaga, de forma comparativa, como destino turístico inteligente, tendo por base critérios de acessibilidade virtual. Para tanto fez-se uso de métodos qualitativos, descritivos e exploratórios cujas principais técnicas de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica e documental, registro por meio de roteiro de investigação em websites oficiais de turismo. As análises se deram por meio do emparelhamento teórico-prático. Observou-se que ambas as cidades, Curitiba e Málaga, estão desenvolvendo ações com objetivo de serem reconhecidas como destinos turísticos inteligentes, quanto aos critérios de acessibilidade virtual.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Acessibilidade Virtual; Destino Turístico Inteligente; Curitiba, Brasil; Málaga, Espanha.
ABSTRACT
Intelligent tourist destinations are characterized by be innovative where technology is used as an instrument of management and planning, providing information to managers, community and tourists. The pursuit of sustainable development occurs through participatory and decentralized management with the use of governance, in spaces where the mobility, accessibility and quality of life are experience at destination allied to meet residents and tourists. Therefore, this work has as objective: to evaluate Curitiba and Malaga comparatively as intelligent tourist destination based on criteria of virtual accessibility. For both made use of qualitative methods, descriptive and exploratory, whose main data collection techniques were the bibliographical and documentary research, record in field through a script of official websites of tourism. The analyses were by means of pairing practical theorist. It was observed that both cities, Curitiba and Malaga, are developing actions to be recognized as intelligent tourist destinations.
KEYWORDS
Tourism; Accessibility; Smart Tourist Destination; Curitiba, Brazil; Malaga,Spain.
AUTORIA
Diogo Lüders Fernandes – Doutor. Professor do Curso de Turismo da Unicentro, Irati, Paraná, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7468055592844265 E-mail: diggtur@yahoo.com.br
Enrique José Torres Bernier – Doutor. Professor na Universidade de Málaga, Málaga, Espanha. Currículo: http://www.escuelaturismorural.com/staff/presidente-enrique-jose-torres-bernier/ E-mail: ejtorres@uma.es
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 7 JAN 20; Aceito: 20 NOV 20
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