Sociologia da Educação em Turismo: Uma Análise da Oferta Educacional de Pós-Graduação em Turismo na Argentina, Brasil e México a Partir da Sociologia do Conhecimento / Sociology of Education in Tourism: An Analysis of the Educational Offer Programs in Tourism in Argentina, Brazil and Mexico by the Lens of the Knowledge Sociology

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Pesquisa em Turismo, Research in Tourism, Pós-graduação em Turismo, Postgraduate in Tourism, América Latina, Latin America.

Resumo

RESUMO

Este artigo analisa os programas de pós-graduação em Turismo [mestrado e doutorado] na Argentina, Brasil e México. A pesquisa fundamenta-se, teoricamente, na sociologia do conhecimento, área que se debruça sobre as condições materiais de produção do conhecimento científico (Merton, 1974). Em particular, o objetivo foi o de analisar a distribuição da oferta educacional em Turismo, em nível de pós-graduação, a partir de suas estruturas coletivas [universidade, burocracia, grupos de pesquisa], suas características e suas funções, com vistas a identificar que condições estas estruturas fornecem ao processo de produção do conhecimento científico, fundamentado pela análise dos subsistemas de educação superior em Turismo em cada país. Metodologicamente, a pesquisa seguiu o método misto, sendo quanti-qualitativa, realizada por meio de um censo da oferta educacional em Turismo em nível de pós-graduação em cada locus de estudo, de onde derivou-se uma análise quantitativa sobre a estrutura e configuração [áreas temáticas, objetivos, planos de estudos, corpo docente, perfil de egressos, e grupos/projetos de pesquisa] destes sistemas, seguida de uma análise qualitativa sobre os conteúdos dos cursos [planos de estudos], em si. Os resultados mostram a recenticidade da criação de tal oferta - a grande maioria dos programas apresenta menos de 10 anos de existência. Também há uma desproporcionalidade significativa, em todos os países, da mesma em relação à oferta da graduação; além de ser heterogênea e sua produção de conhecimento incipiente. Portanto, há diferenças significativas nos sistemas educativos, nas orientações políticas e nos objetivos de as instituições educativas definir diferentemente as ofertas de ensino de pós-graduação em Turismo nesses países.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Pesquisa em Turismo; Pós-graduação em Turismo; América Latina.

 

ABSTRACT

This article analyses postgraduate Tourism programs [masters and doctorate] in Argentina, Brazil and Mexico. The research is theoretically based on the sociology of knowledge, area that deals with the material conditions of production of scientific knowledge (Merton, 1974). In particular, the objective was to analyse the distribution of the educational offer in Tourism, at the postgraduate level, from its collective structures [university, bureaucracy, research groups], its characteristics and its functions, in order to identify which conditions these structures provide the scientific knowledge production process, based on the analysis of the subsystems of higher education in Tourism in each country. Methodologically, the research followed the mixed method, being quantitative and qualitative, conducted through a census of educational offer in tourism at postgraduate level in locus, from which derived a quantitative analysis on the structure and configuration [thematic areas, objectives, study plans, faculty, alumni profile, and research groups/projects] of these systems, followed by a qualitative analysis of course content [syllabus] itself. The results show to be recent creation of such an offer - the majority of programs have less than 10 years of existence. There is also a significant disproportionation in all countries in relation to the offer of graduation; besides being heterogeneous and its incipient knowledge production. Therefore, there are significant differences in education systems, policy orientations, and the objectives of educational institutions to define postgraduate Tourism education offerings differently in these countries.

KEYWORDS

Tourism; Research in Tourism; Postgraduate in Tourism; Latin America

 

AUTORIA

Thiago Duarte Pimentel – Doutor. Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1889-069X E-mail: thiago.pimentel@ich.ufjf.br

Mariana Pereira Chaves Pimentel – Doutora. Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0624-6127 E-mail: marianachaves82@yahoo.com.br

Fabíola Cristina Costa de Carvalho – Doutora. Pesquisadora independente. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5719-9020 E-mail: fabiolacarvalho.tur@hotmail.com

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 20 NOV 19. Aceito: 26 OUT 20

Biografia do Autor

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Ciências Sociais – Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Administração de Empresas/Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Turismo/ Universidade Federal de Minas Gerais. Professor e pesquisador UFJF em tempo integral, pós-graduação em Ciências Sociais e Turismo e Ciências Humanas. Membro da Associação Internacional de Especialistas Científicos em Turismo / AIEST. Professor visitante EUA, México, Cuba, Equador. Editor Chefe das revistas Anais Brasileiros de Turismo/ABET e Revista Latino-Americana de Turismologia/RLAT. Diretor do Centro Latino Americano de Turismologia/CELAT e do Observatório Económico e Social do Turismo / OEST.

Mariana Pereira Chaves Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Ciências Sociais - Universidade Federal de Juiz de Fora/ UFJF. Mestra em Administração - Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Bacharel em Turismo/UFMG. Professora e pesquisadora da UFJF, dos bacharelados em Turismo e Ciências Humanas. Vice-líder do Observatório Económico e Social do Turismo/OEST e membro do Centro Latino Americano de Turismologia/CELAT.

Fabíola Cristina Costa de Carvalho, Universidad de Guadalajara

Doutora em Ciências Sociais – Universidad Autónoma de Sinaloa. Mestra em Administração Pública – Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho – Fundação João Pinheiro. Bacharel em Turismo – Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-doutoranda na Universidade de Guadalajara – Centro Universitario de la Costa. Co-editora executiva da Revista Latino Americana de Turismologia/RELAT. Pesquisadora do Centro de Excelência Latino Americano em Turismologia – CELAT, do Observatório Econômico e Social do Turismo – OEST, e colaboradora do Observatorio Integral de la Región Turística de Bahía de Banderas – OIT.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

Pimentel, T. D., Pimentel, M. P. C., & Costa de Carvalho, F. C. (2020). Sociologia da Educação em Turismo: Uma Análise da Oferta Educacional de Pós-Graduação em Turismo na Argentina, Brasil e México a Partir da Sociologia do Conhecimento / Sociology of Education in Tourism: An Analysis of the Educational Offer Programs in Tourism in Argentina, Brazil and Mexico by the Lens of the Knowledge Sociology. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7991