Sociologia da Educação em Turismo: Uma Análise da Oferta Educacional de Pós-Graduação em Turismo na Argentina, Brasil e México a Partir da Sociologia do Conhecimento / Sociology of Education in Tourism: An Analysis of the Educational Offer Programs in Tourism in Argentina, Brazil and Mexico by the Lens of the Knowledge Sociology
Palavras-chave:
Turismo, Tourism, Pesquisa em Turismo, Research in Tourism, Pós-graduação em Turismo, Postgraduate in Tourism, América Latina, Latin America.Resumo
RESUMO
Este artigo analisa os programas de pós-graduação em Turismo [mestrado e doutorado] na Argentina, Brasil e México. A pesquisa fundamenta-se, teoricamente, na sociologia do conhecimento, área que se debruça sobre as condições materiais de produção do conhecimento científico (Merton, 1974). Em particular, o objetivo foi o de analisar a distribuição da oferta educacional em Turismo, em nível de pós-graduação, a partir de suas estruturas coletivas [universidade, burocracia, grupos de pesquisa], suas características e suas funções, com vistas a identificar que condições estas estruturas fornecem ao processo de produção do conhecimento científico, fundamentado pela análise dos subsistemas de educação superior em Turismo em cada país. Metodologicamente, a pesquisa seguiu o método misto, sendo quanti-qualitativa, realizada por meio de um censo da oferta educacional em Turismo em nível de pós-graduação em cada locus de estudo, de onde derivou-se uma análise quantitativa sobre a estrutura e configuração [áreas temáticas, objetivos, planos de estudos, corpo docente, perfil de egressos, e grupos/projetos de pesquisa] destes sistemas, seguida de uma análise qualitativa sobre os conteúdos dos cursos [planos de estudos], em si. Os resultados mostram a recenticidade da criação de tal oferta - a grande maioria dos programas apresenta menos de 10 anos de existência. Também há uma desproporcionalidade significativa, em todos os países, da mesma em relação à oferta da graduação; além de ser heterogênea e sua produção de conhecimento incipiente. Portanto, há diferenças significativas nos sistemas educativos, nas orientações políticas e nos objetivos de as instituições educativas definir diferentemente as ofertas de ensino de pós-graduação em Turismo nesses países.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Pesquisa em Turismo; Pós-graduação em Turismo; América Latina.
ABSTRACT
This article analyses postgraduate Tourism programs [masters and doctorate] in Argentina, Brazil and Mexico. The research is theoretically based on the sociology of knowledge, area that deals with the material conditions of production of scientific knowledge (Merton, 1974). In particular, the objective was to analyse the distribution of the educational offer in Tourism, at the postgraduate level, from its collective structures [university, bureaucracy, research groups], its characteristics and its functions, in order to identify which conditions these structures provide the scientific knowledge production process, based on the analysis of the subsystems of higher education in Tourism in each country. Methodologically, the research followed the mixed method, being quantitative and qualitative, conducted through a census of educational offer in tourism at postgraduate level in locus, from which derived a quantitative analysis on the structure and configuration [thematic areas, objectives, study plans, faculty, alumni profile, and research groups/projects] of these systems, followed by a qualitative analysis of course content [syllabus] itself. The results show to be recent creation of such an offer - the majority of programs have less than 10 years of existence. There is also a significant disproportionation in all countries in relation to the offer of graduation; besides being heterogeneous and its incipient knowledge production. Therefore, there are significant differences in education systems, policy orientations, and the objectives of educational institutions to define postgraduate Tourism education offerings differently in these countries.
KEYWORDS
Tourism; Research in Tourism; Postgraduate in Tourism; Latin America
AUTORIA
Thiago Duarte Pimentel – Doutor. Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1889-069X E-mail: thiago.pimentel@ich.ufjf.br
Mariana Pereira Chaves Pimentel – Doutora. Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0624-6127 E-mail: marianachaves82@yahoo.com.br
Fabíola Cristina Costa de Carvalho – Doutora. Pesquisadora independente. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5719-9020 E-mail: fabiolacarvalho.tur@hotmail.com
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 20 NOV 19. Aceito: 26 OUT 20
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