Cerveja é Coisa de Mulher, Sim: Sociabilidade, Consumo e Lazer em uma Comunidade no Instagram / Yes! Beer Is Girl Stuff!: Sociability, Consumption and Leisure in an Instagram Community
Palavras-chave:
Lazer. Leisure. Sociabilidade. Sociability. Cerveja. Beer. Instagram. Instagram. Comunidade Mulheres Cervejeiras. Community Mulheres CervejeirasResumo
RESUMO
As redes sociais e as plataformas digitais de compartilhamento de vídeos e imagens intensificaram os efeitos na constituição de diferentes grupos sociais nas cidades. Criado no início de 2016, em Curitiba, o perfil no Instagram ‘Comunidade Mulheres Cervejeiras’ mobiliza e agencia representações sobre empoderamento da mulher, assim como a troca e o compartilhamento de saberes sobre o universo da bebida. O objetivo de nosso trabalho é investigar a produção de sentidos mantidos e negociados pelas integrantes do grupo de jovens mulheres que apreciam cervejas artesanais no Instagram. Teoricamente, lançamos mão de conceitos importantes, como midiatização, sociabilidade, consumo e lazer. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa orientada por uma abordagem hermenêutico-interpretativa. Também realizamos pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Alguns dos resultados mostram que as esferas de trabalho e lazer não se opõem, complementam-se. Da mesma forma, empoderamento feminino e a luta contra o machismo não se excluem do universo do consumo e dos negócios.
PALAVRAS-CHAVE
Lazer. Sociabilidade. Cerveja. Instagram. Comunidade Mulheres Cervejeiras
ABSTRACT
Social networks and digital platforms for sharing videos and images have intensified the effects on the constitution of different social groups in cities. Created in early 2016, in Curitiba, the profile in the Instagram 'Comunidade Mulheres Cervejeiras' mobilizes representations on women's empowerment, as well as the exchange and sharing of knowledge about the beverage universe. The objective of our work is to investigate the production of senses maintained and negotiated by members of the group of young women who enjoy artisan beers on Instagram. Theoretically, we use important concepts such as mediatization, sociability, consumption and leisure. Methodologically, this is a qualitative research guided by a hermeneutic-interpretative approach. We also carried out bibliographic research and semi-structured interviews. Some of the results show that the spheres of work and leisure are not opposed, but complement each other. In the same way, female empowerment and the fight against sexism are not excluded from the universe of consumption and business.
KEYWORDS
Leisure. Sociability. Beer. Instagram. Comunidade Mulheres Cervejeiras
AUTORIA
Euler David de Siqueira - Doutor. Professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil Currículo: http://lattes.cnpq.br/3037414579654413. E-mail: euleroiler@gmail.com
Thais Cristovão de Melo - Bacharel em Turismo. Pesquisadora no Laboratório de Antropologia do Turismo [LATUR], na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil Currículo: http://lattes.cnpq.br/5806092485672392 E-mail: thaiscristovao@yahoo.com.br
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 31 JAN 2019; Avaliado: FEV.; Aceite: 13 FEV. 2019. A primeira etapa da avaliação ocorreu em MAR-ABR 2018.
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