Autoavaliação do Grau de Desenvolvimento da Oferta Turística com Base em seus Recursos, Atrativos e Produtos Turísticos / Internal Assessment of the Tourist Offer Development Level Based on its Resources, Attractions and Tourist Products
Palavras-chave:
Destino Turístico. Tourist Destination.Oferta Turística. Tourism Offer. Recursos Turísticos. Tourist Resources. Atrativos Turísticos. Tourist Attractions. Produtos Turísticos. Tourist Products. Juiz de Fora-MG, Brasil. Juiz de Fora-MG, Brazil.Resumo
RESUMO
Este estudo avalia o grau de desenvolvimento da oferta turística [OT], segundo a percepção dos principais stakeholders do próprio destino turístico [DT]. A lente teórica sobre gestão de destinos, focalizada na gestão de operações e processos, enquadrou a discussão sobre os conceitos de ‘recursos’ [RT], ‘atrativos’ [AT] e ‘produtos turísticos’ [PT], e o processo de conversão de RT em AT e PT. Metodologicamente, o estudo realizado em Juiz de Fora-MG [Brasil] dividiu-se em três fases: (1) survey, com dados secundários, onde foram identificados 110 itens, potencialmente mais explorados pelo turismo na cidade; (2) estes foram submetidos a técnica Delphi, sendo consolidados 34 itens, agrupados nas dimensões: ambiental, cultural, gastronômica, entretenimento e lazer; os quais, por sua vez, (3) foram administrados por um novo survey online junto aos stakeholders locais. Observou-se que a OT em tela está caracterizada como RT, é percebida como de baixa atratividade, limitando-se a escala local e regional e não é percebida como monetariamente recompensável pelos respondentes. Este cenário ajuda a explicar o atual estágio de maturidade do desenvolvimento turístico local.
PALAVRAS-CHAVE
Destino Turístico. Oferta Turística. Recursos Turísticos. Atrativos Turísticos. Produtos Turísticos. Juiz de Fora-MG, Brasil.
ABSTRACT
This study evaluates the degree of development of tourism offer [TO], according to the perception of the main stakeholders of the tourist destination [TD]. The theoretical lens on destination management, focused on the operation and process management, dedicated to the discussion on the concepts of ‘resources’ [TR], ‘attractiveness’ [TA] and ‘tourism products’ [TP] and the process of converting TR into TA and TP. Methodologically, the study carried out in Juiz de Fora-MG, Brazil, was divided into three phases: (1) a survey, with secondary data, in which were identified 110 items, potentially the most exploited by tourism in the city; (2) these were submitted to a delphi technique, being consolidated 34 items, gathered into the following dimensions: environment, culture, gastronomy, entertainment and leisure; which, in turn, (3) were ordered in a new online survey to local stakeholders. It has been observed that the on-screen TO is characterized as TR, is perceived as low attractiveness, limited to local and regional scale and is not perceived as monetarily rewarding by the intervieweds. This scenario helps to explain the current stage of maturity of local tourism development.
KEYWORDS
Tourist Destination. Tourism Offer. Tourist Resources. Tourist Attractions. Tourist Products. Juiz de Fora-MG, Brazil.
AUTORIA
Thiago Duarte Pimentel - Doutor. Professor e pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora-MG, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9841188234449467. E-mail: thiago.pimentel@ufjf.edu.br
Fabíola Cristina Costa de Carvalho – Doutora. Pesquisadora visitante Centro de Estudios para el Desarrollo Sustentable Turistico, Universidad de Guadalajara, Centro Universitario de La Costa, Puerto Vallarta, Jalisco, México. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8325615691511449. E-mail: fabiolacarvalho.tur@hotmail.com
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 27 FEV 19; Avaliado: FEV-MAR; Aceito: 20 MAR 19.
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