Brasil Turístico: Efeitos de Sentido e Condições de Produção na Copa do Mundo Fifa 2014, Brasil / Brazil Touristic: Effects of Sense and conditions of Production in 2014 Fifa Word Cup Brazil
Palavras-chave:
Turismo. Tourism. Análise do Discurso. Discourse Analysis. Sexualização. Sexualization.Brasil Turístico. Touristic Brazil.Resumo
O artigo analisa a interface entre o campo de conhecimento do Turismo e o quadro teórico, científico e metodológico da Análise do Discurso [AD], proposta pelo filósofo francês Michel Pêcheux e introduzida por Eni Orlandi no Brasil. É a partir da tensa relação entre a AD – uma disciplina de entremeio construída epistemologicamente por outras três disciplinas: Linguística, Materialismo Histórico e Psicanálise – e o Turismo, que se busca problematizar questões relacionadas aos sentidos estabilizados sobre o Brasil Turístico, em especial à hiperssexualização do corpo da mulher como mercadoria e atrativo turístico. Tal problematização é desenvolvida tomando-se como materialidade de análise charge veiculada em período próximo ao início da Copa Fifa2014, mobilizando-se conceitos da teoria discursiva para refletir sobre os efeitos da interpelação ideológica na produção dos sentidos.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Análise do Discurso. Sexualização. Brasil Turístico.
ABSTRACT
The article analyzes interfaces between Tourism knowledge field and the theoretical, scientific and methodological framework of Discourse Analysis [AD], proposed by the French philosopher Michel Pêcheux and introduced in Brazil by Eni Orlandi. It is from the tense relationship between AD [a discipline with epistemological contributions of Linguistics, Historical Materialism and Psychoanalysis], and Tourism, that are problematized themes related to the stabilized senses about Brazil Touristic, especially to sexualization of the woman's body as a commodity and tourist attraction. The problematization is developed taking as the materiality of the analysis a cartoon carried out in the period next to the beginning of the Cup Fifa2014, mobilizing discursive theory concepts to reflect on the effects of ideological interpellation on production of senses.
KEYWORDS
Tourism. Discourse Analysis. Sexualization. Touristic Brazil.
AUTORES
Luciene Jung de Campos - Doutora. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1151177602559882. E-mail: ljungdecampos@gmail.com.
Mateus Vitor Tadioto - Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista CAPES-ProSUC. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5127637448870660. E-mail: mateus.tadioto@gmail.com.
Ana Magnus Bresolin - Graduanda em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica BIC-UCS. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5293924504591440. E-mail: ambresolin@ucs.br.
Sofia Guerreiro Sangalli - Graduanda em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica (Voluntária). Currículo: http://lattes.cnpq.br/0964576627624756 E-mail: sgsangalli@ucs.br.
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Processo Editorial: Recebdi: 31 MAR 2018; Avaliado: ABR-MAI; Aceito: 23 JUN 2018.
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