PARADOXOS ENTRE TAIPU DE FORA E TAIPU DE DENTRO / APA DE MARAÚ-BAHIA: TURISMO E IDENTIDADE LOCAL

Autores

  • Ivan Rêgo Aragão Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Beijanine Ferreia Abadia Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Khalla Tupinambá Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo duas localidades geograficamente próximas, mas díspares em suas realidades: Taipu de Fora e de Dentro, ambas na Bahia. O objetivo foi o de realizar um estudo comparativo sobre a ocupação do espaço pelo turismo, e seus reflexos na identidade dos dois povoados. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, primeiramente através de pesquisa bibliográfica, seguida de observação in loco e entrevistas abertas e semiestruturadas. Ainda em campo, e após a visita, buscou-se relacionar os conceitos de ‘alma do lugar’, memória, sentimento de pertença e patrimônio imaterial. A análise dos resultados foi realizada relacionando-se os relatos coletados na pesquisa exploratória, com a observação direta, buscando-se as aproximações e as diferenças na relação entre turismo, espaço e identidade. Dessa forma, a relevância deste estudo se dá ao estimular a reflexão acerca das contradições proporcionadas pela atividade turística.

 

Biografia do Autor

Ivan Rêgo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestrando em Cultura e Turismo pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA, com bolsa da CAPES. Nessa mesma instituição, é membro do Grupo de Estudos sobre história, memória e representações culturais: suportes para o turismo cultural, com linha de pesquisa em história, espaços urbanos e identidade. Participa como avaliador dos trabalhos científicos do ENPPEX - Encontro Paranaense de Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais Aplicadas e do Seminário dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da FECILCAM, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - PR. Possui bacharelado em Turismo pela Estácio/Faculdade de Sergipe - FaSe, com ênfase em cultura, patrimônio, identidade, turismo cultural, religioso e planejamento do turismo. Foi aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e monitor das discipinas Trabalho de Graduação I e Estágio Obrigatório I. É técnico em conservação de bens culturais móveis pela Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP e membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores - ABRACOR.

Beijanine Ferreia Abadia, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestranda em Cultura e Turismo pela UESC-Ilhéus/Ba. Licenciada em Geografia pela UFS-Universidade Federal de Sergipe (1998) e pós-graduada em Ciências da Educação (FACCEBA-BA-2007) e Ciências Sociais:História e Geografia do Brasil (FIA-SP-2001). Atualmente é professora do curso de Bacharelado em Turismo da Faculdade de Sergipe-Estacio / FaSe. Professora de Geografia e Sociedade e Cultura da SEED- Sergipe e da Rede Municipal de Aracaju. Foi professora do SENAC-SE nos cursos de Guia de Turismo e Serviços Hoteleiros.e CEFET-SE nos cursos de Agenciamento e Guiamento de Viagens, Serviços Hoteleiros e Tecnologico em Ecoturismo. Ministra cursos nas áreas de geografia, turismo e hotelaria. É cadastrada pelo MTUR como Guia de Turismo Regional Sergipe/Brasil/América do Sul (Bilingue)

Khalla Tupinambá, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Atualmente cursa o programa de Mestrado em Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) , realizando publicações em congressos em nível nacional na área de turismo e Cultura. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2006), ao longo de sua graduação foi bolsista durante dois anos no projeto "Planejamento do Turismo Sustentável nas Comunidades Pesqueiras da RESEX Marinha de Soure".

Downloads

Publicado

2011-02-26

Como Citar

Aragão, I. R., Abadia, B. F., & Tupinambá, K. (2011). PARADOXOS ENTRE TAIPU DE FORA E TAIPU DE DENTRO / APA DE MARAÚ-BAHIA: TURISMO E IDENTIDADE LOCAL. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 2(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/590