Pessoas Surdas e o Acesso ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Universidade Estadual de Goiás, Brasil / Deaf People and Access to the Superior Technology Course in Tourism Management, Goiás State University, Brazil

Autores

  • Fernanda Ferreira Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Geórgia Clarice da Silva Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Brasil.

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Educação, Education, Pessoas Surdas, Deaf People, Universidade Estadual de Goiás, Goiás State University, Brasil, Brazil.

Resumo

RESUMO

O artigo em questão tem como objetivo discutir sobre o acesso de pessoas surdas nos cursos superiores, e em especifico no curso de Tecnologia e Gestão de Turismo, Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, com base na Lei 10.436/02, que garante Libras como Língua oficial da comunidade surda, e o Decreto nº 5.626/05, que regulamenta a implantação e a obrigação nas esferas de ensino do uso da Língua de Sinais como língua de instrução. A proposta é apresentar a forma de convívio e aceitação dos alunos surdos, analisando como se sentem, e quais os anseios apresentam mediante este processo de inclusão. Para essa análise serão abordadas reflexões de Santos (2016), Costa (2014), Bisol, Valentini, Simioni e Zanchin (2010), e diante desse levantamento teórico será discutido como vem acontecendo o acesso de pessoas surdas ao nível superior.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Educação; Pessoas Surdas; Universidade Estadual de Goiás; Brasil.

 

ABSTRACT

This article aims at discussing the access of deaf individuals to higher education, specifically to the Technology and Tourism Management Course at the Goiás State University, Cora Coralina Campus., based on Law 10,436/02 which guarantees Libras is used as the deaf community official language and the Decree 5,626/05 which regulates the implementation of Libras as a discipline in higher education and as a compulsory instruction language in teaching contexts. Thus, our proposal seeks to demonstrate socialization and acceptance regarding deaf students, assessing how they feel, and their expectations throughout the inclusion process. We carry out this analysis resorting to reflections such as Santos (2016), Costa (2014) and Bisol, Valentini, Simioni e Zanchin (2010). By taking into account such a theoretical survey, we will discuss how deaf individuals are being integrated in higher education

KEYWORDS

Tourism; Education; Deaf People; Goiás State University; Brazil.

 

AUTORIA

 

Fernanda Ferreira Rodrigues da Silva – Graduada. Tecnologia em Gestão de Turismo pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9770673029489191. E-mail: nandarodrigues25@outlook.com.br

Geórgia Clarice da Silva – Mestra. Professora em Gestão em Tecnologia de Turismo, Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9365801158011224. E-mail: georgia.clarice@hotmail.com

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 14 DEZ 18. Aceito: 3 SET 20.

 

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduada. Tecnologia em Gestão de Turismo pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9770673029489191. E-mail: nandarodrigues25@outlook.com.br

Geórgia Clarice da Silva, Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Brasil.

Mestra. Professora em Gestão em Tecnologia de Turismo, Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9365801158011224. E-mail: georgia.clarice@hotmail.com

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

Silva, F. F. R. da, & da Silva, G. C. (2021). Pessoas Surdas e o Acesso ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Universidade Estadual de Goiás, Brasil / Deaf People and Access to the Superior Technology Course in Tourism Management, Goiás State University, Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5876