Pessoas Surdas e o Acesso ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Universidade Estadual de Goiás, Brasil / Deaf People and Access to the Superior Technology Course in Tourism Management, Goiás State University, Brazil
Palavras-chave:
Turismo, Tourism, Educação, Education, Pessoas Surdas, Deaf People, Universidade Estadual de Goiás, Goiás State University, Brasil, Brazil.Resumo
RESUMO
O artigo em questão tem como objetivo discutir sobre o acesso de pessoas surdas nos cursos superiores, e em especifico no curso de Tecnologia e Gestão de Turismo, Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, com base na Lei 10.436/02, que garante Libras como Língua oficial da comunidade surda, e o Decreto nº 5.626/05, que regulamenta a implantação e a obrigação nas esferas de ensino do uso da Língua de Sinais como língua de instrução. A proposta é apresentar a forma de convívio e aceitação dos alunos surdos, analisando como se sentem, e quais os anseios apresentam mediante este processo de inclusão. Para essa análise serão abordadas reflexões de Santos (2016), Costa (2014), Bisol, Valentini, Simioni e Zanchin (2010), e diante desse levantamento teórico será discutido como vem acontecendo o acesso de pessoas surdas ao nível superior.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Educação; Pessoas Surdas; Universidade Estadual de Goiás; Brasil.
ABSTRACT
This article aims at discussing the access of deaf individuals to higher education, specifically to the Technology and Tourism Management Course at the Goiás State University, Cora Coralina Campus., based on Law 10,436/02 which guarantees Libras is used as the deaf community official language and the Decree 5,626/05 which regulates the implementation of Libras as a discipline in higher education and as a compulsory instruction language in teaching contexts. Thus, our proposal seeks to demonstrate socialization and acceptance regarding deaf students, assessing how they feel, and their expectations throughout the inclusion process. We carry out this analysis resorting to reflections such as Santos (2016), Costa (2014) and Bisol, Valentini, Simioni e Zanchin (2010). By taking into account such a theoretical survey, we will discuss how deaf individuals are being integrated in higher education
KEYWORDS
Tourism; Education; Deaf People; Goiás State University; Brazil.
AUTORIA
Fernanda Ferreira Rodrigues da Silva – Graduada. Tecnologia em Gestão de Turismo pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9770673029489191. E-mail: nandarodrigues25@outlook.com.br
Geórgia Clarice da Silva – Mestra. Professora em Gestão em Tecnologia de Turismo, Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9365801158011224. E-mail: georgia.clarice@hotmail.com
REFERÊNCIAS
Andrade, L. L. de, & Alves, A. M. (2011). A inclusão do surdo na atividade do turismo através do uso de Libras. Bahia. Link
Ansay, N. N. (2009). A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com a inclusão no ensino superior. Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná. Link
Bisol, C. A., Valentini, C. B., Simioni, J. L., & Zanchin, J. Estudantes surdos no ensino Superior: reflexões sobre a inclusão. Cadernos de Pesquisa, 40(139), 147-172, 2010. Link
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. Link
Ministério do Turismo (2009). Turismo Acessível: Bem Atender no Turismo Acessível. Volume III. Brasília: Ministério do Turismo, 2009. Link
Costa, M. R. da, Resende, M. Á., & Silva, K. M. S. C. (2014). A inclusão do aluno surdo na Universidade Federal de Uberlândia: uma experiência a ser compartilhada. Universidade Federal de Uberlândia: Uberlândia, MG.
Daroque, S. C. (2011). Alunos surdos no ensino superior: uma discussão necessária. Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil. Link
Guarinello, A. C., Almeida, F. S., Filietaz, M. R., & Silva, R. Q. Perfil dos alunos surdo inseridos no ensino superior em Curitiba. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 2(1), 121-130. Link
Lima, G. M. de. (2003). Inclusão: um novo paradigma. Revista de Catequese, 26(103-104), 50-54. Link
Reis, A., & Guimarães, C. C. (2013). A deficiência da comunicação do trade turístico no uso da Libras. Revista Virtual de Cultura Surda, 11(1), 1-19. Link
Moreira, L. C., & Fernandes, S. (2008). Acesso e permanência de estudantes surdos no Ensino Superior. Seminários de Instituições de Ensino Superior: Trajetória do Estudante Surdo, 1. Link
Santos, A. C. M. (2016). Língua brasileira de sinais e a formação docente nos cursos de Licenciatura da UEG. Cidade de Goiás.
PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 14 DEZ 18. Aceito: 3 SET 20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).