Aparência versus Essência nos Espaços Apropriados pelo Turismo: Delineamentos Possíveis a Partir de Distintos Procedimentos Epistemológicos / Appearance versus Essence within the Spaces Suitable by Tourism: Some Possible Designs from Different Epistemological Procedures
Palavras-chave:
Turismo. Tourism. Epistemologia. Epistemology. Método Method. Dialética do Materialismo Histórico. Dialectical and Historical Materialism.Resumo
RESUMOAs dinâmicas socioprodutivas ou de mercantilização via Turismo valem-se da disjunção e projeção de formas – ou aparências – como se fossem totalidades, principalmente em realidades com ‘vantagens comparativas’ aos negócios do setor, incluindo atributos patrimoniais e mão de obra barata (Chesnais, 1996). Tais processos e seus desdobramentos em diferentes sociabilidades e espacialidades, não raras vezes, são explicados nos marcos da persistência neopositivista, a qual é chamada por Lefebvre (1991) de Lógica Formal. Neste trabalho, inicialmente, os métodos que podem ser enquadrados em tal ‘lógica’ são expostos em linhas gerais, tanto no que se refere às suas possibilidades e limitações, como aos seus propósitos investigativos. Em seguida, é realizada uma abordagem quanto ao Método Dialético na perspectiva do Materialismo Histórico, explicando algumas de suas categorias fundamentais [totalidade, mediação, determinação e contradição] a serem tratadas nas relações com as categorias conformativas de cada objeto de pesquisa. Considerando que a Dialética do Materialismo Histórico pode levantar tendências ao detectar contradições inerentes a forma de produção material da vida social dominante, o objetivo é apontar sua urgência no sentido de superar as manifestações imediatas dos fatos em direção à essência da realidade. Tal análise justifica-se por duas questões centrais: a necessidade de esclarecimentos não somente em relação às significativas diferenças entre método e metodologia, mas entre métodos diversos e epistemologias opostas; e a busca por traçar as fragilidades e potencialidades da crítica, a qual está necessariamente associada a um método.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Epistemologia. Método. Dialética do Materialismo Histórico.
ABSTRACT
The socio-productive or mercantilization dynamics via tourism draw upon the disjunction and projection of forms – or appearances – as if they were totalities, mainly in those realities which present ‘comparative advantages’ to their sector business, including heritage attributes and cheap labour (Chesnais, 1996). Not rarely, these processes and its ramifications in different sociabilities and spatialities are explained in the framework of neopositivist persistence, which is called Formal Logic by Lefebvre (1991). This work presents the methods that may be framed in this ‘logic’, exposed in general lines, either in what it refers to its possibilities and limitations or its investigative purposes. Afterward, an approach about Dialectical Method under the perspective of Historical Materialism is done, explaining some of its fundamental categories [totality, mediation, determination and contradiction] to be treated in the relations with conformative categories of each object of research. Considering that Dialectical of Historical Materialism may raise some trends on detecting contradictions inherent to the market, our goal is to point out its urgency to overcome the simple means to manifest the facts towards the essence of the reality. This analysis is justified by two central issues: the need for clarification not only related to significant differences between method and methodology, but also among different methods and opposing epistemologies; and the pursuit of tracing the fragilities and potentials of the critics, which is necessarily related to a method.
KEY WORDS
Tourism. Epistemology. Method. Dialectical and Historical Materialism.
AUTOR
Rodrigo Meira Martoni – Doutor. Professor no Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto-MG, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1460183081425094 E-mail: rodrigomartoni@gmail.com
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Recebido em 5 OUT 2017; Aceito em 25 OUT 2017.
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