Enoturismo e Paisagem Cultural: A Vitivinicultura em Nova Proposta
Resumo
As práticas turísticas demandam, constantemente, novos objetos passíveis de serem apropriados como atrativo, configurando e dinamizando o turismo como prática social e cultural. Entre as práticas que ganharam maior dimensão nas últimas décadas está o enoturismo que, ato contínuo, tem recebido maior atenção acadêmica. O presente trabalho objetiva analisar o contexto de valorização patrimonial das regiões vitivinícolas mundiais, através da nova categoria de bem patrimonial, a Paisagem Cultural, levantando a possibilidade de obtenção de certificação como tal, para o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Para tanto, a pesquisa se vale, metodologicamente, de resgate teórico acerca da categoria Paisagem Cultural, desde seu surgimento nas Artes Plásticas até sua transformação em conceito geográfico e apropriação pelos órgãos patrimoniais Unesco e IPHAN, assim como pesquisa bibliográfica acerca do enoturismo e, especificamente, do Vale dos Vinhedos/RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).