Viagens e Turismo: A Felicidade Espetacularizada pela Mídia / Travel and Tourism: Spectacularization of Happiness by Media

Autores

  • Isabela Belli Krauss Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Cynthia Morgana Boos de Quadros Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Fabrícia Durieux Zucco Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Turismo. Tourism. Mídia. Media. Consumo. Consumption. Experiência. Experience.Felicidade. Happiness.

Resumo

Assunto recorrente na sociedade contemporânea, a felicidade aparece nos discursos religiosos e políticos, nos textos acadêmicos, nas páginas de jornal, nas capas de livros e revistas, em propagandas na televisão. Mais recentemente tem sido objeto de pesquisas que analisam as relações entre felicidade e consumo experiencial, a exemplo de viagens e planejamento de férias. Este artigo explora essa temática e discute noções de felicidade imbricadas à sociedade de consumo e a episódios prazerosos e experiências vivenciadas no campo do turismo. Parte-se da hipótese de que uma experiência de viagem traz uma sensação de felicidade muito mais duradoura do que a compra de produtos expostos nas vitrines do mercado de consumo e incensados pela mídia e pela publicidade. 

PALAVRAS-CHAVE

Turismo. Mídia. Consumo. Experiência. Felicidade.

 

ABSTRACT

Recurring subject matter in contemporary society, happiness appears in religious and political discourses, in academic texts, in newspaper, in book covers and magazines, in television advertisements. Recently it has been the object of research that analyzes the relationships between happiness and experiential consumption, such as trips and vacation planning. This article explores this theme and discusses notions of happiness imbricated to the society of consumption and pleasurable episodes and experiences experienced in the field of tourism. It starts from the hypothesis that a travel experience brings a much more enduring sense of happiness than the purchase of products on display in the consumer market and incensed by the media and advertising.

KEYWORDS

Tourism. Media. Consumption. Experience.Happiness.

 

AUTORES

Cynthia Morgana Boos de Quadros – Doutora.  Professora no Curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0479250850945655.E-mail: cynthiadequados@gmail.com

Fabrícia Durieux Zucco  - Doutora. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina e na Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5395452278117926. E-mail: fabriciazucco@hotmail.com

Isabela Belli Krauss - Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6153169786590129. E-mail: belabelli@gmail.com

 

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PROCESSO EDITORIAL: Recebido: 9 AGO 2017; Avaliado: AGO-SET; Aceite: 9 FEV 2018.

Biografia do Autor

Isabela Belli Krauss, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestranda em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Cynthia Morgana Boos de Quadros, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), especialista em Gerenciamento de Marketing pela Furb e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Furb. Professora no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Furb.

Fabrícia Durieux Zucco, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove), mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), especialista em Gerenciamento de Marketing pela Furb e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Furb. Professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Furb.

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Krauss, I. B., Boos de Quadros, C. M., & Zucco, F. D. (2018). Viagens e Turismo: A Felicidade Espetacularizada pela Mídia / Travel and Tourism: Spectacularization of Happiness by Media. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 10(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5444