Hospitalidade em Eventos – Estudo de Casos Múltiplos: Escola de Samba Vai-Vai, Campus Party e Fashion Cruise / Hospitality in Events – Study of Multiple Cases: Vai-Vai Samba School, Campus Party and Fashion Cruise
Palavras-chave:
Hospitalidade. Hospitality. Economia Criativa. Criative Economy.Competitividade. Competitiveness.Evento. Event. São Paulo, SP, Brazil.Resumo
Esta pesquisa propõe discussão sobre a competitividade das cidades, utilizando como ferramenta a hospitalidade e a economia criativa em grandes eventos. Tem com objetivo compreender as relações de hospitalidade entre stakeholders em eventos que promovem a economia criativa na cidade de São Paulo. Para esta investigação foi utilizado o estudo de casos múltiplos em acordo com o protocolo proposto por Yin (2005), orientando a estratégia na utilização de entrevistas semiestruturadas, na observação participante e nas visitas técnicas. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica da análise categorial (Bardin, 2011), em que três eventos distintos, que promovem a valorização do conjunto de atividades relacionadas à criatividade, serviram como base para esta pesquisa: (1) Carnaval da Escola de Samba Vai-Vai; (2) Campus Party; e (3) Fashion Cruise. Com os resultados obtidos foi possível concluir que a competitividade da cidade de São Paulo é fortalecida pelas relações de hospitalidade e pela economia criativa presentes nos eventos, gerando novas experiências aos seus visitantes, embora não dependa apenas destes fatores.
PALAVRAS-CHAVE
Hospitalidade. Economia Criativa. Competitividade. Evento. São Paulo, SP.
ABSTRACT
This research proposed a discussion about the competitiveness of the city, using as a tool the hospitality and the creative economy in big events, with the general objective of understanding hospitality relations among stakeholders in events that promote the creative economy in the city of São Paulo. For this investigation the multiple case study was used according to the protocol proposed by Yin (2005), orienting the strategy in the use of semi-structured interviews, participant observation and technical visits. For the data treatment, the categorical analysis technique was used (Bardin, 2011), where three distinct events that promote the valorization of the set of activities related to creativity served as a basis for this research: (1) Carnival of the Vai-Vai Samba School; (2) Campus Party; and (3) Fashion Cruise. With the results obtained, it was possible to conclude that the competitiveness of the city of São Paulo is strengthened by the hospitality relations and the creative economy present at the events, generating new experiences for visitors, although it does not depend only these factors.
KEYWORDS
Hospitality. Competitiveness. Criative Economy. Event. São Paulo, SP.
AUTORES
Carla Kiyokawa Wolff – Mestra, pelo Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8168337012710689. E-mail: carlakiyokawa@hotmail.com
Elizabeth Kyoko Wada – Doutora. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4904816535433696 E-mail: ewada@uol.com.br
REFERÊNCIAS
Andrade, R. B. (1999). Manual de eventos. Caxias do Sul: EDUCS.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bianchi, C. G., & de Figueiredo, J. C. B. (2016). A Influência dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da APEX no setor de arquitetura. Administração Pública e Gestão Social, 1(3), 174-186. Link
CAMARGO, L. O. L. (2003). Os domínios da hospitalidade. Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 61-71.
Campus Party (2016). Link
Castelli, G. (2011). Hospitalidade: a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços. São Paulo: Saraiva.
Cruz, R. D. C. (2002). Hospitalidade turística e fenômeno urbano no Brasil: considerações gerais. Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Barueri: Manole, 19.
Dias, C. M. D. M. (2002). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. In: Grinover, L. Hospitalidade: um tema a ser reestudado e pesquisado. Barueri, SP: Manole.
Dencker, A. D. F. M. & Da Viá, S. C. (2001). Pesquisa empírica em ciências humanas: com ênfase em comunicação. São Paulo: Futura.
Dias, C. M. D. M. (2002). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Barueri: Manole.
Dorneles, O. (2010). Eventos corporativos e sua importância estratégica para empresas. Estudo de casos múltiplos: Pfizer, L´Oreal e Nextel. Dissertações de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
Escola de Samba Vai-Vai. (2016). Link
Fashion Cruise. (2016). Link
Freeman, R. E. (1984). Strategic Management: a stakeholder approach. Minnesota: Pitman.
Gotman, A. (2009). O comercio da hospitalidade é possível?. Revista Hospitalidade, 6(2), 3-27. Link
Guimaraes, P. F., Gabriel, M. & Farias, A. D. (2015). Inovação tecnológica e sustentabilidade em eventos: comparativo dos impactos operacionais, ambientais e econômicos em projetores com lâmpadas e a laser. Anais... XVIII SEMEAD-Seminários em Administração. Link
Hamel, G. & Prahalad, C. K. (1995). Competindo pelo futuro - Estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus.
Howkins, J. (2013). Economia Criativa: Como ganhar dinheiro com idéias criativas. São Paulo: M. Books do Brasil.
Hurley, R. F., & Hult, G. T. M. (1998). Innovation, market orientation, and organizational learning: an integration and empirical examination. The Journal of Marketing, 62, 42-54. Link
Kotler, P. (1996) Administração de marketing. São Paulo: Atlas.
Lashley, C., & Morrison, A. (2004). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri, S. P.: Manole.
Lashley, C. (2015). Hospitalidade e hospitabilidade. Revista Hospitalidade, 12(especial), 70-92. Link
Matias, M. (2010). Organização de eventos: procedimentos e técnicas. Barueri, SP: Manole.
Melo Neto, F. P. (2001). Criatividade em eventos. São Paulo: Contexto.
Mello Neto, F. P. (1999). Marketing em eventos. Rio de Janeiro: Sprict.
Pessoa, M. A., & Tarsitano, P. (2012). Eventos: momentos pensados, desenhados e projetados para a comunicação e o relacionamento humano. Revista Hospitalidade, 9(2), 199-217. Link
SÃO PAULO (2016). Roteiro cidade criativa. Link
Sebrae. (2013) O que é economia criativa. Link
SPCVB – São Paulo Convetion & Visitors Bureau. (2016). Relatório anual 2016. São Paulo: Academia Visite São Paulo. Link
Stefanelli, M. M. C., & Bastos, S. (2016). Missão Paz: lugar de hospitalidade e acolhimento aos imigrantes em São Paulo, SP. Rosa dos Ventos-Turismo e Hospitalidade, 8(3), 256-273. Link
Tineo, D. T., & Tomazzoni, E. L. (2017). Turismo e eventos: o Festival Santos Café e a revitalização do centro histórico. Rosa dos Ventos-Turismo e Hospitalidade, 9(1), 64-80. Link
Vanneste, M. (2008). Meeting architecture: a manisfesto. Brussels: Meeting Support Institute.
Wada, E. K., & Moretti, S. L. A. (2014). Hospitalidade: dos domínios às lentes e sua inserção nos processos de gestão. Caderno de Estudos e Pesquisas do Turismo, 3(3), 95-105. Link
YIN, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 25 JUN 2017. Avaliado: AGO. Avaliado: MAR 2018. Aceito: 03 JAN 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).