Turismo e Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brasil - Tourism and Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brazil
Palavras-chave:
Turismo. Marketing. Imagem. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Canguçu, RS, Brasil.Resumo
RESUMO
Este artigo propõe reflexões sobre o desenvolvimento regional do turismo, a partir do estudo de caso realizado no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, baseando-se em conceitos de marketing. Utilizam-se conceitos de marketing de lugares (Bautzer, 2010), marketing de experiência (Bautzer, 2010), construção de marca (Chernatony, 2005), marca de lugar (Kotler et al., 2005) ou destination branding (Baker, 2007), para a criação de diferenciais competitivos. Também a proposta do Ministério do Turismo, no Programa de Regionalização do Turismo, contribui para pensar-se em ações para territórios que agreguem originalidade e competitividade aos atrativos. A análise das entrevistas em profundidade com os gestores públicos municipais, envolvidos com o Parque, informou sobre a identidade pretendida para aquele destino. Pode-se concluir que o Parque, construído pelo poder público para fins turísticos, vem se caracterizando como santuário pela comunidade católica. Demonstra ser o Parque um espaço diferenciado na região, sua identidade remetendo a história, memória e a valores da comunidade.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Marketing. Imagem. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Canguçu, RS, Brasil.
ABSTRACT
This article reflects about Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, through marketing concepts as 'marketing places' (Bautzer, 2010),'marketing experience' (Bautzer, 2010),'building brand' (Chernatony, 2005), 'place brand' (Kotler et al., 2005) or 'destination branding' (Baker, 2007), to creates differentials and competitiveness. The Tourism Regionalization proposed by the Ministry of Tourism empathizes how to add actions to criate originality and competitiveness to tourist attractions. Result was produced through interviews with public managers involved with the park, to shared information about tourism destination identity. It’s concludes that park was designed by the public administration to be used by tourism but it has been characterized as a sanctuary by the Catholic community. The park proves to be a unique space in the region, and an identity that submitting to history, memory, affective and emotional values of the community.
KEY-WORDS
Tourism. Marketing. Image. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Canguçu, RS, Brazil.
AUTORES
Cristiane Berselli – Especialista. Funcionária da Prefeitura Municipal de Canguçu, Canguçu, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6612533403164402 E-mail: cristiane.berselli@gmail.com
Edar da Silva Anãnã – Doutor. Professor da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Administração, Fundação Universidade de Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4561669815330999. E-mail: edaranana@gmail.com
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Recebido: 21 AGO 2016
Avaliação: SET-OUT
Aprovação: 22 DEZ 2016
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