Turismo e Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brasil - Tourism and Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brazil

Autores

  • Cristiane Berselli UFPel
  • Edar da Silva Anãnã UFPel

Palavras-chave:

Turismo. Marketing. Imagem. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Canguçu, RS, Brasil.

Resumo

 

RESUMO

Este artigo propõe reflexões sobre o desenvolvimento regional do turismo, a partir do estudo de caso realizado no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, baseando-se em conceitos de marketing. Utilizam-se conceitos de marketing de lugares (Bautzer, 2010), marketing de experiência (Bautzer, 2010), construção de marca (Chernatony, 2005), marca de lugar (Kotler et al., 2005) ou destination branding (Baker, 2007), para a criação de diferenciais competitivos. Também a proposta do Ministério do Turismo, no Programa de Regionalização do Turismo, contribui para pensar-se em ações para territórios que agreguem originalidade e competitividade aos atrativos. A análise das entrevistas em profundidade com os gestores públicos municipais, envolvidos com o Parque, informou sobre a identidade pretendida para aquele destino. Pode-se concluir que o Parque, construído pelo poder público para fins turísticos, vem se caracterizando como santuário pela comunidade católica. Demonstra ser o Parque um espaço diferenciado na região, sua identidade remetendo a história, memória e a valores da comunidade.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo. Marketing. Imagem. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Canguçu, RS, Brasil.

ABSTRACT

This article reflects about Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, through marketing concepts as 'marketing places' (Bautzer, 2010),'marketing experience' (Bautzer, 2010),'building brand' (Chernatony, 2005), 'place brand' (Kotler et al., 2005) or 'destination branding' (Baker, 2007), to creates differentials and competitiveness. The Tourism Regionalization proposed by the Ministry of Tourism empathizes how to add actions to criate originality and competitiveness to tourist attractions. Result was produced through interviews with public managers involved with the park, to shared information about tourism destination identity. It’s concludes that park was designed by the public administration to be used by tourism but it has been characterized as a sanctuary by the Catholic community. The park proves to be a unique space in the region, and an identity that submitting to history, memory, affective and emotional values of the community.

KEY-WORDS

Tourism. Marketing. Image. Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Canguçu, RS, Brazil.

AUTORES

Cristiane Berselli – Especialista. Funcionária da Prefeitura Municipal de Canguçu,  Canguçu, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/6612533403164402 E-mail: cristiane.berselli@gmail.com

Edar da Silva Anãnã – Doutor. Professor da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Administração, Fundação Universidade de Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4561669815330999. E-mail: edaranana@gmail.com

 

 

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Recebido: 21 AGO 2016

Avaliação: SET-OUT

Aprovação: 22 DEZ 2016

 

Biografia do Autor

Cristiane Berselli, UFPel

Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Turismóloga na Prefeitura Municipal de Canguçu/RS, atuando principalmente no seguinte tema: turismo, cultura e eventos. Graduanda no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Possui Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Pelotas(2011). Foi aluna especial na disciplina de Identidade e Memória na Constituição de Territórios no curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (2011). Possui curso de capacitação em Regionalização do Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008).

 

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Edar da Silva Anãnã, UFPel

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15017), com estágio doutoral no Instituto de Turismo da Universidade de Economia e Administração de Viena-Áustria (Wirtschaftsuniversität Wien); Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001); e graduação em Administração pela Universidade da Região da Campanha (1986). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (RS), Professor Permanente do PPGA/FURG (RS) e Professor Convidado do PPGTH/UNIVALI (SC).

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4561669815330999

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Berselli, C., & da Silva Anãnã, E. (2016). Turismo e Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brasil - Tourism and Marketing: Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, em Canguçu, RS, Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 9(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4584