Comunicação Turística

Autores

  • Rudimar Baldissera UFRGS

Resumo

No presente texto, com base na compreensão de comunicação como processo de construção e disputa de sentidos, realiza-se reflexão sobre a noção de comunicação turística. Procura-se pensar a comunicação turística sobre a perspectiva do Paradigma da Complexidade, destacando alguns de seus diferentes lugares de atualização e objetivos. Da mesma forma, afirma-se que a idéia de “turístico” constrói-se no (re)tecer a rede de significados, portando em ações de comunicação e que, à medida que se criam espaços de escuta, particularmente com a comunidade (entorno), tende-se a potencializar os processos comunicacionais e os seus níveis de comprometimento com o ser/fazer turístico.

Biografia do Autor

Rudimar Baldissera, UFRGS

Graduado em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (1989). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Vale dos Sinos (1997). Mestre em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Vice-Presidente da Abrapcorp (2010-2012). Professor adjunto do Departamento de Comunicação - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - e professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, relações públicas, comunicação pública, estratégia, comunicação organizacional, identidade, imagem-conceito, cultura, relações de poder e comunicação turística.

Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-01-08

Como Citar

Baldissera, R. (2011). Comunicação Turística. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 2(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/453