Turismo e Educação Ambiental: A Socialização do Conhecimento em Periódicos Científicos / Tourism and Environmental Education: The Knowledge Socialization in Science Journals
Palavras-chave:
Turismo. Educação Ambiental. Periódicos científicos. Programas de Pós-Graduação.Resumo
Os periódicos científicos caracterizam-se como meios de divulgação da produção científica de determinada área, sendo importantes canais para a socialização do conhecimento. A análise dos periódicos vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo no Brasil permitiu examinar o que vem sendo produzido e socializado sobre Educação Ambiental [EA] nesses canais. Dos oito periódicos analisados, em quatro constam artigos que versam a temática, como objeto de estudo. Do total de 1.652 trabalhos publicados no período de 1990 a 2014, quatro artigos [0,24%] estão distribuídos em quatro periódicos [RBTur, Revista Hospitalidade, Revista Turismo e Sociedade e Revista Turismo – Visão e Ação]. Identificou-se cinco autores distribuídos em três instituições de ensino participando dessa socialização do conhecimento. Constatou-se escassez de estudos em Educação Ambiental, sugerindo-se sua continuidade por meio da análise de como os programas de pós-graduação stricto sensu em Turismo internalizam a temática em suas linhas de pesquisa, projetos e disciplinas. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Educação Ambiental. Periódicos científicos. Brasil.
Scientific journals are important channels for the socialization of knowledge and dissemination for the scientific production. The analysis of the periodicals tied to the Tourism Graduate Programs [Stricto Sensu] in Brazil allowed examining the text about Environmental Education (EE). Eight journals were analyzed and four presented articles that deal with EE. From the total of 1,652 papers published from 1990 to 2014, four articles [0.24%] are published in four journals [RBTur, Revista Hospitalidade, Revista Turismo e Sociedade and Revista Turismo Visão e Ação]. Seven authors, from three different educational institutions were identified as contributors of this knowledge socialization. It was verified a lack of studies in Environmental Education and it suggested the continuity of the analysis on how the Tourism Graduate Programs [Stricto Sensu] internalize the theme in its lines of research, projects and courses. KEYWORDS: Tourism. Environmental Education. Scientific Journals. Brazil.
Sara Massotti Bonin – Mestra. Professor da Faculdade Senac Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3231847790106654 E-mail: saramassotti@hotmail.com
Suzana Maria De Conto – Doutora. Professor da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3201645229745547 E-mail: smcmande@ucs.br
Marli Borsoi Pereira - Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0193105555413998 E-mail: marliborsoi@hotmail.com
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).