O Modelo de Gestão da European Foundation for Quality Management (EFQM) para Destinos Turísticos: Uma Discussão Teórica

Autores

  • Pablo Flôres Limberger Universidade do Vale do Itajai
  • Julio da Costa Mendes Universidade do Algarve

Palavras-chave:

Modelos de excelência, European Foundantion for Quality Management (EFQM), Gestão de destinos.

Resumo

A competitividade de um destino está relacionada com a experiência turística. A gestão do destino como um todo se torna fundamental para gerir de forma coesa os recursos e processos de uma determinada localidade. Como forma de garantir uma gestão eficiente, diferentes modelos de qualidade foram elaborados para as empresas, tais como: família ISO 9000; European Foundation for Quality Management (EFQM); Malcon Baldridge National Quality Award; e Balanced Scorcard. O objetivo desta investigação é de discutir a adaptação do modelo do EFQM para os destinos turísticos. O modelo do EFQM considera os meios e os resultados como os dois grandes grupos de categorias, sendo: os meios (lideranças, pessoas, estratégias, parceiros e recursos e processos, produtos e serviços); e os resultados (resultados pessoas, resultados clientes, resultados sociedades e resultados chaves). Como resultado é possível notar que a proposta de Mendes (2004) é um avanço quanto às especificidades do EFQM para os destino turístico. Entretanto, este modelo precisa ser aplicado de forma empírica para que possa identificar áreas que necessitem de novas adaptações e melhorias. Palavras-Chave: Turismo. Gestão de destinos.  Modelos de excelência. European Foundation for Quality Management (EFQM).

 

The Management Model of European Foundation for Quality Management (EFQM) for Tourist Destinations: A Theoretical Discussion - The competitiveness of a destination is related to the tourist experience. Destination management as a whole it is essential to manage cohesively resources and processes of a particular locality. In order to ensure efficient management, different quality models have been developed for companies such as: ISO 9000 family; European Foundation for Quality Management (EFQM); Malcolm Baldridge National Quality Award; and Balanced Scorecard. The purpose of this research is to discuss the adaptation of the EFQM model for tourist destinations. The EFQM model considers the means and the results as the two major groups of categories, as follows: the means (leadership, people, strategies, partners and resources and processes, products and services); and the results (results people, customer results, results and key findings societies).The adaptation of Mendes (2004) is a breakthrough as the specifics of the EFQM for the tourist destination, however, this model needs to be applied empirically so you can identify areas that require further adjustments and improvements. Keywords: Tourism. Management destinations. Models of excellence. European Foundation for Quality Management (EFQM).

Biografia do Autor

Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajai

Bolsista Capes. Doutorando em Turismo pelia Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI). Mestre em turismo e hotelaria UNIVALI.

Julio da Costa Mendes, Universidade do Algarve

Doutorado em Gestão, ramo de Estratégia e Comportamento Organizacional (Universidade do Algarve). Professor Auxiliar da Faculdade de Economia/Universidade do Algarve e Membro da Coordenação do Programa de Doutoramento em Turismo. Director do Mestrado em Gestão das Organizações Turísticas. Membro do Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.

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Publicado

2015-12-26

Como Citar

Limberger, P. F., & Mendes, J. da C. (2015). O Modelo de Gestão da European Foundation for Quality Management (EFQM) para Destinos Turísticos: Uma Discussão Teórica. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 7(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3230