Cursos Pronatec Copa 2014 Voltados ao Turismo em Curitiba, PR: Instrumento de Avaliação por Rubrica
Palavras-chave:
Qualidade em serviço. Qualidade de ensino. Instrumento de avaliação. Avaliação por meio de rubrica.Resumo
O tema da pesquisa aqui apresentada, contempla a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, cujo objetivo é o de preparar o país para bem receber turistas em megaeventos, mais precisamente, como aconteceu com a Copa do Mundo FIFA 2014 . O campo de estudo circunscreveu-se à oferta de cursos no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego [Pronatec], na sua vertente destinada a atender as demandas por formação no setor de serviços turísticos. O objetivo principal da investigação foi o de elaborar e testar um instrumento de avaliação dos cursos Pronatec Copa 2014, voltados ao atendimento do turista na cidade sede de Curitiba, Paraná. Tomou-se como referência a avaliação de competência por meio de instrumento por rubricas. A pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva. A pesquisa de campo ocorreu junto a dois cursos realizados na referida cidade paranaense. Foi possível verificar, dentro da estrutura institucional, que, sob o ponto de vista dos alunos, a qualificação dos professores é pontos fortes no quesito estrutura de oferta. Palavras-chave: Turismo. Formação Profissinal. Pronatec. Avaliação por rubrica. Curitiba, PR.
Pronatec 2014 World Cup courses geared to tourism in Curitiba, PR: Assessment tool by heading - The topic of research includes the provision of technical and vocational courses to prepare the country to receive tourists in mega events, more precisely, the 2014 FIFA World Cup. The field of study was limited to course offerings under the National Program of Access to Technical Education and Employment [PRONATEC] on your shed is designed to meet the demands for training in the sector of tourism services. The main objective was to develop and test an evaluation instrument of Pronatec courses Cup / 2014 aimed at tourist service in the host city of Curitiba. Took as reference to evaluation of competence through instrument named for headings. The research is characterized as exploratory and descriptive, with the spatial coverage in the city of Curitiba. The application of field research occurred in two courses held in the city of Curitiba. It was possible to verify, within the institutional structure that the students claimed that the qualification of teachers was one of the strengths in terms of offer structure. Keywords: Tourism. Profissinal training. Pronatec. Instrument rating. Curitiba, PR, Brazil.
José Elmar Feger - Doutor. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. Curriculo Lattes http://lattes.cnpq.br/8671782571748625. E-mail: elmar.josefeger@gmail.com
Maria do Carmo Duarte Freitas – Doutor. Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Produção e Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1740734674821323. E-mail: carmemk2@gmail.com
Viviane Helena Kuntz – Mestre. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistidas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, e do Laboratório de Mídias Digitais do Grupo de Pesquisa Aplicada a Ciência, Informação e Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. Currículo Lattes lattes.cnpq.br/7190093645944939. E-mail: vkuntz@gmail.com
Livia Regina Nogueira dos Santos - Bacharel. Pesquisadora no laboratório de Mídias Digitais do Grupo de Pesquisa Aplicada a Ciência, Informação e Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. Currículo Lattes lattes.cnpq.br/5157079034428441%20. E-mail: liviareginasantos@gmail.com
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).