O Urbano Escrito pelos Personagens-Viajantes: Uma Análise do Filme Meia-Noite em Paris
Palavras-chave:
Viagem. Travel. Cidade. City. Cinema. Cinema. Imaginário. Imaginary. Meia-Noite em Paris. Midnight in Paris.Resumo
Em busca de analisar as representações dos viajantes e sua interação com o urbano em meio às narrativas, o filme Meia-Noite em Paris é colocado como elemento central das discussões aqui propostas. Construindo o referencial teórico acerca do ritual transformador das viagens e de suas representações midiáticas, que permitem ao espectador um deslocamento simbólico, abordamos os personagens-viajantes, bem como a construção da trama e os elementos de sua engenharia. Em sequência, é apresentada a escrita da cidade-texto pelas mãos de seus diversos produtores. Concluímos que, a partir da interação entre sujeito e palimpsesto, decorre mútua ressignificação desses elementos. Na estruturação desse cenário considera-se a orientação artístico-autoral, que direciona a obra também a partir de sua bagagem acumulada, porém ponderando a influência decorrente dos interesses envolvidos no processo de produção da obra; que acaba por ser, nessa construção, elemento motivacional ao turista. Para tanto, a metodologia utilizada seguiu a pesquisa teórica e documental, chegando ao momento da prática, ainda considerando a análise do discurso e do conteúdo como influências reflexivas na apreensão do objeto de estudo.
The urban written by characters/travelers: an analysis of the film Midnight in Paris - Seeking to analyze the representations of travelers and their interaction with the urban environment through the narratives, the film Midnight in Paris is displayed as a central element of the discussions proposed here. Building the theoretical reference about the travels’ transformative ritual and its media representations, which allow the viewer a symbolic displacement, we approach the characters/travelers as well as the construction of the plot and elements of its engineering. Then, the writing of the city/text is shown by the hands of its various producers. In conclusion, based on the interaction between subject and palimpsest, follows a mutual reframing of these elements. The structuring of this scenario considers the artistic and authorial orientation, which also guides the work based on his accumulated baggage, but pondering the influence derived from interests involved in the process of production, which turns out to be, in this construction, a motivational element to the tourist. Therefore, the methodology followed the theoretical and documentary research, reaching the moment of practice, considering discourse and content analysis as influences on reflective apprehension of the object of study.
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