The Dialectics of Borders, Empires and Limens
Resumo
A Dialética das Fronteiras, Impérios e Liminaridade. As fronteiras são fundamentais aos impérios. Impérios demarcam fronteiras para fazê-las cumprir, mas tambám para as ignorar e as transgredir. Nada disto é novo. Novo é o tipo de império, o império da globalização, para usar o eufemismo corrente. Mais precisamente, o capital é o império desse início de século XXI. Metaforicamente, suas fronteiras formam a Grande Muralha da Capital, como Mike Davis (2005) as apelidou. A grande muralha do capital divide o globo, vagamente, no sentido norte-sul. As commodities cruzam o limiar da fábrica para entrar em um mercado onde as trocas entre compradores e vendedores de deem, mas as mercadorias cruzam outro limite. Neste ponto, o capitalista recebe seu lucro e o coloca em um banco (outro limiar), pronto para reinvestimento, que reinicia o processo. No império do capital cada limiar, ou limen, é uma fronteira a ser atravessada e, mais importante, cada limen ou fronteira no império global do capital é fundamentalmente formado pelo processo de produção capitalista.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).