Um Rio de Emoções: Turismo, Violência e Cotidiano nas Representações Midiáticas do Carnaval Carioca
Resumo
Resumo: Às vésperas do carnaval de 2009, 54 turistas estrangeiros foram vítimas da violência em albergues na cidade do Rio de Janeiro. A construção da imagem do turismo por parte da mídia encontra na expressão de emoções de turistas, uma forma, dentre outras, de comunicar alguns de seus sentidos. O presente estudo, de natureza qualitativa e orientado por um olhar antropológico, mapeia algumas das representações simbólicas presentes nas narrativas veiculadas pela mídia. A partir de matérias publicadas nos jornais O Globo, Jornal do Brasil e O Dia e exibidas pelos telejornais RJTV, Jornal da Globo e Em Cima da Hora, sentimentos e emoções ganham destaque ao expressar os problemas cotidianos da cidade. Eles informam sobre os muitos aspectos do turismo na cidade do Rio de Janeiro, assim como alguns de seus problemas crônicos, como os ligados à segurança pública e evidenciam, mais uma vez, o “lugar” do turismo na negociação da ordem social carioca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).