O Museu é o Mundo: Intervenção na Cidade e Estranhamento do Cotidiano nos Fluxos Urbanos
Resumo
Este trabalho parte de intervenção artística na cidade. Problematiza a questão dos fixos e fluxos urbanos através do conceito de estranhamento. A noção de estranhamento é deslocada da estética, reteorizada pela psicanálise e pelo turismo. O dispositivo teórico-analítico é o da análise do discurso que contempla a idéia de sujeito estruturado na linguagem e interpelado pela ideologia na desigualdade da sociedade de classes. O que se coloca na cidade não é o que é visto, mas como é visto, distanciando-se da idéia positivista que tenta fixar um significado para a linguagem/ obra. É antagônico à idéia de turismo de massa espetacularizado e consumista. As bases teóricas que sustentam estas políticas públicas propõem a articulação, mesmo que tensas de experiências locais e globais entre moradores e visitantes. Opõe-se à produção de entretenimento artificial, só para turistas, busca ampliar o conceito de hospitalidade via heterogeneidade e desconstrução dos espaços urbanos.
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