Festa e Turismo: Por uma Relação Possível

Autores

  • Airton José Cavenaghi Universidade Anhembi Morumbi -UAM-SP
  • Marielys Siqueira Bueno Universidade Anhembi Morumbi
  • Rene Nascimento Correa Universidade Anhembi Morumbi

Resumo

 

Com a participação do Turismo, muitas festas populares brasileiras cresceram e ganharam visibilidade. As opiniões são divergentes, entretanto, quando se trata de avaliar tal aproximação, mesmo nos seus méritos, pelos possíveis impactos ocasionados às expressões culturais. Muitos temem que a mercantilização comprometa a autenticidade dessas expressões populares. Exemplifica-se tal situação apresentando oito festas de grande apelo popular comemoradas no Brasil, escolhidas por manterem estruturas edificadas perenes, além de sua relação com o Turismo.  Nessas festas, mesmo com as alterações provocadas pelo Turismo, que garante a sua manutenção, o que a pesquisa observou é que o mesmo garante à população local o sair do papel passivo de espectadora, para assumir um papel participativo, que reforça e nutre os laços sociais.

 

Biografia do Autor

Airton José Cavenaghi, Universidade Anhembi Morumbi -UAM-SP

Graduou-se em História (licenciatura plena) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Assis, obteve os títulos de mestre e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professor Titular da Universidade Anhembi Morumbi-SP no Programa de Mestrado em Hospitalidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, Brasil (século XIX), fotografia, patrimônio cultural, iconografia e cartografia. Ministra aulas nas graduações de Turismo, Hotelaria e Eventos, nas áreas de Patrimônio, Antropologia (espaço, território e identidade) e História.

Marielys Siqueira Bueno, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor. Professor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, SP. E-mailmarielysbueno@gmail.com

Rene Nascimento Correa, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor. Professor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Downloads

Publicado

2012-12-27

Como Citar

Cavenaghi, A. J., Bueno, M. S., & Correa, R. N. (2012). Festa e Turismo: Por uma Relação Possível. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 4(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1738