Festa e Turismo: Por uma Relação Possível
Resumo
Com a participação do Turismo, muitas festas populares brasileiras cresceram e ganharam visibilidade. As opiniões são divergentes, entretanto, quando se trata de avaliar tal aproximação, mesmo nos seus méritos, pelos possíveis impactos ocasionados às expressões culturais. Muitos temem que a mercantilização comprometa a autenticidade dessas expressões populares. Exemplifica-se tal situação apresentando oito festas de grande apelo popular comemoradas no Brasil, escolhidas por manterem estruturas edificadas perenes, além de sua relação com o Turismo. Nessas festas, mesmo com as alterações provocadas pelo Turismo, que garante a sua manutenção, o que a pesquisa observou é que o mesmo garante à população local o sair do papel passivo de espectadora, para assumir um papel participativo, que reforça e nutre os laços sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).