Caminhos da Colônia, Roteiro de Turismo Rural na Serra Gaúcha (RS)
Resumo
O turismo rural é atividade recente no Brasil, e ainda que sua definição seja complexa, vários produtos, atrativos e serviços desse segmento têm-se organizado em sistema de roteirização. O objetivo deste artigo é analisar o roteiro turístico Caminhos da Colônia, localizado nos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha (Serra Gaúcha). Neste trabalho, de natureza exploratória, adotou-se o método qualitativo. A análise diagnóstica e prognóstica traz, de forma descritiva, toda a extensão do roteiro, de 35 quilômetros, fundamentada na observação direta e entrevistas realizadas junto aos gestores e funcionários de 21 estabelecimentos nele localizados. A iniciativa visionária do idealizador e o projeto original da proposta de roteirização, bem como as ações implementadas, foram adequados aos conceitos e aos critérios teórico-práticos e científicos do desenvolvimento do turismo local e regional. A falta de cooperação entre os atores locais foi um dos pontos fracos mais evidenciados na análise, e entre as sugestões de melhorias destacam-se o fortalecimento da gestão, tanto pela maior atuação do setor privado quanto pelo poder público, a inserção de novos atrativos e a continuidade das ações estratégias de marketing e de qualificação do roteiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).