Incorporación al turismo y transformación del habitus en la mujer campesina de San Pedro Atlapulco, México
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as mudanças no habitus das mulheres rurais na comunidade de San Pedro Atlapulco, localizado no Estado do México (México), com base na inclusão de serviços turísticos, a fim de determinar o impacto sobre a dinâmica e conformação da unidade familiar, o espaço coletivo e até mesmo sua relação com o exterior. A pesquisa é baseada na teoria do habitus proposta por Bourdieu (1988), contrastando a situação do habitus de mulheres antes e depois do desenvolvimento do turismo rural. Conclui-se que, apesar das mudanças que a atividade turística gerou no habitus, as mulheres desta comunidade preserva a sua organização social através do trabalho, as ações de legado, e um interesse coletivo para melhorar suas condições de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).