Roteiro Turístico e Principais Stakeholders: Um Estudo Exploratório.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar a presença de construtos relativos ao sucesso relacional das principais parcerias estabelecidas em um roteiro turístico, na localidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, RS. Busca compreender as dinâmicas inerentes à temática dos stakeholders, entendidos como vetores do desenvolvimento turístico da localidade, ao incrementar os negócios e a competitividade local. Para tanto, foi utilizada como abordagem teórica o entendimento sobre o sucesso relacional (Mohr & Spekman, 1994; Wilson & Vloski, 1997). A metodologia, qualitativa, de caráter exploratório, utilizou como técnicas de pesquisa a observação participante e a entrevistas em profundidade, sendo os dados coletados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados possibilitam a melhor compreensão sobre a atuação e a interação dos principais stakeholders no âmbito do roteiro turístico, além de verificar os construtos importantes para o sucesso dos relacionamentos existentes no contexto estudado, como é o caso do apoio e da ajuda mútua, e do compromisso e da confiança entre os parceiros de troca. Estes elementos se mostram importantes no estabelecimento e na manutenção dos relacionamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).