Roteiro Turístico e Principais Stakeholders: Um Estudo Exploratório.

Autores

  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Diogo Zapparoli Manenti UCS - Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar a presença de construtos relativos ao sucesso relacional das principais parcerias estabelecidas em um roteiro turístico, na localidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, RS. Busca compreender as dinâmicas inerentes à temática dos stakeholders, entendidos como vetores do desenvolvimento turístico da localidade, ao incrementar os negócios e a competitividade local. Para tanto, foi utilizada como abordagem teórica o entendimento sobre o sucesso relacional (Mohr & Spekman, 1994; Wilson & Vloski, 1997). A metodologia, qualitativa, de caráter exploratório, utilizou como técnicas de pesquisa a observação participante e a entrevistas em profundidade, sendo os dados coletados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados possibilitam a melhor compreensão sobre a atuação e a interação dos principais stakeholders no âmbito do roteiro turístico, além de verificar os construtos importantes para o sucesso dos relacionamentos existentes no contexto estudado, como é o caso do apoio e da ajuda mútua, e do compromisso e da confiança entre os parceiros de troca. Estes elementos se mostram importantes no estabelecimento e na manutenção dos relacionamentos.

Biografia do Autor

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado.

Diogo Zapparoli Manenti, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2013-04-15

Como Citar

Milan, G. S., & Manenti, D. Z. (2013). Roteiro Turístico e Principais Stakeholders: Um Estudo Exploratório. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 5(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1575