Festa, Memória e Turismo Cultural-Religioso: A Procissão ao Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe

Autores

  • Ivan Rêgo Aragão Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Janete Ruiz de Macedo Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

A partir da herança barroca portuguesa, a invocação e o culto dos Passos da Paixão chegaram ao Brasil. Atualmente na cidade sergipana de São Cristóvão, essa devoção tem o formato de Festa de Penitência com pagamento de promessa, motivando o deslocando pessoas dentro e fora do estado. Tendo o seu início no final do século XIX, é notório que existe uma memória sobre a festa que ativa as lembranças sobre devoções, afetos, camaradagem e solidariedade nos agentes sociais participantes da festa. A partir da pesquisa bibliográfica e de campo, o presente artigo se propõe a discutir a Festa ao Nosso Senhor dos Passos na cidade de São Cristóvão como objeto histórico, turístico, religioso e cultural. Ao final do estudo, se constatou que a sede do município se consolida em um local para o segmento do turismo religioso.

 

Biografia do Autor

Ivan Rêgo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus/BA; Bacharel em Turismo – Estácio/Faculdade de Sergipe.

Janete Ruiz de Macedo, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em História da Antiguidade Clássica – Universidade de León-Espanha; Especialista em História Moderna e Contemporânea – PUC-Minas Gerais; Licenciada em História - Universidade Federal de Pernambuco; Graduada em Pedagogia – UESC; Professora Titular Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus/BA.

Downloads

Publicado

2013-04-15

Como Citar

Aragão, I. R., & de Macedo, J. R. (2013). Festa, Memória e Turismo Cultural-Religioso: A Procissão ao Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 5(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1502