Gastronomia na Tela: As Representações da Comida no Cinema
Abstract
A história da gastronomia se funde com a própria história do homem pois, a comida está presente em sua vida desde o seu nascimento até sua morte. Representada na pintura, na escultura, na fotografia, a comida tem despertado também o interesse da sétima arte que, se não é capaz de sensibilizar o nosso paladar através da imagem, aguça o nosso apetite e nosso desejo. Com uma produção crescente nas últimas três décadas, os filmes gastronômicos tem abordado a comida ou como metáfora, ou como metonímia, assim como as relações e emoções do ato de cozinhar, com representações de chefes de cozinha, de pratos cuidadosamente elaborados, de técnicas de cozinha, de defesa do patrimônio gastronômico e, até, das patologias relacionadas. Através de uma metodologia de pesquisa documental de fontes não escrita foi feita uma análise dos filmes gastronômicos procurando as suas principais características relacionadas com a gastronomia. Destarte, os chamados filmes gastronômicos ou food films abrem um novo campo de interesse para estudos e pesquisas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).