Sabores de viagem - as culinárias regionais nos guias turísticos entre 1966 e 1983.

Autores

  • Luciana Patrícia de Morais

Resumo

Partindo da premissa de que os saberes culinários se constituem em um dos principais suportes nos processos de construção e transmissão de identidades, busca-se entender a comida regional como expressão das culturas regionais em sua relação com a atividade turística. Parte-se do pressuposto de que a difusão dos regionalismos tem relação próxima com o desenvolvimento desta atividade no Brasil, num movimento em que as personalidades regionais são apropriadas e alçadas ao status de atrativos e produtos turísticos. Sem pretender estabelecer uma relação de causalidade entre turismo e comida regional, entende-se que embora a visibilidade das culinárias típicas no Brasil tenha relação com uma série de outras variáveis, o turismo é fundamental para se compreender os contornos e o alcance da visibilidade destas culinárias.

Para tanto, a discussão terá como ponto de partida uma reflexão sucinta sobre os guias de viagem como fonte de pesquisa tomando como estudo de caso específico os casos de Minas Gerais e Paraná no interior do Guia Quatro Rodas Brasil entre 1966 e 1983.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Morais, L. P. de. (2024). Sabores de viagem - as culinárias regionais nos guias turísticos entre 1966 e 1983. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 4(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/13409