A promoção da gastronomia brasileira em brochuras turísticas – Uma análise da BTL 2012

Authors

  • Uiara Maria Oliveira Martins
  • Ericka Amorim
  • Regina Schluter

Abstract

A gastronomia nos últimos anos tem-se revelado um produto turístico em potencial para desenvolver e promover muitos destinos. No Brasil o produto gastronómico tem sido cada vez mais valorizado pelos turistas internacionais, fato que revelou-se no estudo apresentado pelo Ministério do Turismo em 2011. Tendo em conta que o Brasil para além de atrativos naturais, tem vindo a desenvolver diversos atrativos culturais, procurou-se nesta investigação, perceber a relevância que têm o produto gastronômico para a promoção do turismo Brasileiro no exterior. Deste modo analisamos o material promocional de 16 destinos brasileiros, coletados de 29 de Fevereiro a 4 de Março de 2012 na Bolsa de Turismo de Lisboa. Concluiu-se nesta análise que a gastronomia brasileira ocupa um papel secundário na promoção dos destinos, sendo pouco explorada em brochuras específicas e mais detalhadas, que permitam ao turista perceber aspetos básicos (restauurantes), ou contextos histórico-culturais em que se inserem a gastronomia local.

Published

2024-12-11

How to Cite

Martins, U. M. O., Amorim, E., & Schluter, R. (2024). A promoção da gastronomia brasileira em brochuras turísticas – Uma análise da BTL 2012. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 4(3). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/13404