A promoção da gastronomia brasileira em brochuras turísticas – Uma análise da BTL 2012
Abstract
A gastronomia nos últimos anos tem-se revelado um produto turístico em potencial para desenvolver e promover muitos destinos. No Brasil o produto gastronómico tem sido cada vez mais valorizado pelos turistas internacionais, fato que revelou-se no estudo apresentado pelo Ministério do Turismo em 2011. Tendo em conta que o Brasil para além de atrativos naturais, tem vindo a desenvolver diversos atrativos culturais, procurou-se nesta investigação, perceber a relevância que têm o produto gastronômico para a promoção do turismo Brasileiro no exterior. Deste modo analisamos o material promocional de 16 destinos brasileiros, coletados de 29 de Fevereiro a 4 de Março de 2012 na Bolsa de Turismo de Lisboa. Concluiu-se nesta análise que a gastronomia brasileira ocupa um papel secundário na promoção dos destinos, sendo pouco explorada em brochuras específicas e mais detalhadas, que permitam ao turista perceber aspetos básicos (restauurantes), ou contextos histórico-culturais em que se inserem a gastronomia local.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).