METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: O caso Rota das Especiarias, Viamão/RS
Resumo
Resumo: Este artigo resgata os processos de Planejamento Participativo para o desenvolvimento sustentável do Turismo, considerando a Rota das Especiarias como objeto de estudo. Metodologicamente, o estudo versa sobre a sistematização das práticas implantadas ao longo do processo de transposição didáticas dos saberes sobre planejamento turístico, sustentabilidade e turismo de base comunitária que ocorreu na Estrada do Espigão, zona rural de Viamão/RS. O projeto se deu como resposta à demanda da I Conferencia de Turismo de Viamão, realizada em 2006, levando a práticas de construção do produto turístico Rota das Especiarias, entre 2007e 2009.
Palavras chave: Turismo no Espaço Rural. Desenvolvimento Local. Planejamento Participativo. Rota das Especiarias/Viamão/RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).