METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: O caso Rota das Especiarias, Viamão/RS

Autores

  • Marutschka Moesch Universidade de Brasilia
  • alice Costa
  • Camila M. Silva

Resumo

Resumo: Este artigo resgata os processos de Planejamento Participativo para o desenvolvimento sustentável do Turismo, considerando a Rota das Especiarias como objeto de estudo. Metodologicamente, o estudo versa sobre a sistematização das práticas implantadas ao longo do processo de transposição didáticas dos saberes sobre planejamento turístico, sustentabilidade e turismo de base comunitária que ocorreu na Estrada do Espigão, zona rural de Viamão/RS. O projeto se deu como resposta à demanda da I Conferencia de Turismo de Viamão, realizada em 2006, levando a práticas de construção do produto turístico Rota das Especiarias, entre 2007e 2009.

Palavras chave: Turismo no Espaço Rural. Desenvolvimento Local. Planejamento Participativo. Rota das Especiarias/Viamão/RS.

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

Moesch, M., Costa, alice, & Silva, C. M. (2011). METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: O caso Rota das Especiarias, Viamão/RS. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 3(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1242