PERFIL E MOTIVAÇÕES DO TURISMO NO ESPAÇO RURAL: A Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul/Br 1997-2002-2006
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é o de apresentar e analisar os perfis e os fatores motivadores dos turistas para a procura do turismo rural na Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul, no período 1997, 2002 e 2006. Utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas, dirigido aos proprietários dos empreendimentos de nove propriedades rurais no ano de 1997, 43 propriedades em 2002 e 52 propriedades no ano de 2006. Quanto ao perfil dos hóspedes, o estrato de idade está entre 41 e 46 anos; as suas profissões eram na maior parte de profissionais liberais; a hospedagem ocorria com as suas famílias. Em relação às motivações, o motivo primordial para o retorno dos hóspedes à propriedade é o atendimento personalizado. Outros elementos motivadores foram: fuga do stress, contato com a natureza e busca por tranquilidade e paz, elementos emocionais e culturais.
Palavras-Chaves: Turismo Rural. Perfis. Motivações. Rio Grande do Sul / Brasil
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).