Avaliação das Percepções da População Local sobre o Desenvolvimento das Atividades Turísticas em Relação à Gestão de Destinos
Palavras-chave:
Turismo, Percepção, Gestão de Destinos, População Local, Provincia de Mersin, TurquiaResumo
Considerando a gestão de destinos, a pesquisa procurou determinar as percepções da população local sobre o desenvolvimento das atividades turísticas na Província de Mersin [Turquia], que visa oferecer diferentes tipos de turismo alternativo, incluindo o segmento sol-praia. Para atender ao objetivo foi aplicado questionário, obtendo dados de 385 pessoas que vivem em Mersin. O questionário perguntava aos participantes sobre suas percepções do desenvolvimento sociocultural e econômico, distorções sociais, culturais, ambientais e outros impactos cumulativos no desenvolvimento das atividades turísticas. Os dados coletados foram analisados, e os resultados avaliados em relação a variáveis demográficas como sexo, idade, nível de educação e renda. Concluiu-se que as percepções da população local sobre o desenvolvimento da atividade turística não se apresentam diferenciadas considerando gênero. Além disso, constatou-se diferença considerável nas percepções de distorções socioculturais, sociais e culturais; e de seu impacto geral de acordo com a idade, particularmente entre pessoas entre 18 e 35 anos de idade. Quando os resultados da pesquisa foram analisados por variáveis de educação e renda, descobriu-se que as percepções dos participantes sobre o impacto das atividades turísticas no desenvolvimento sociocultural e econômico diferiram significativamente, particularmente entre aqueles com renda de 9.000 TL ou mais e com pós-graduação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).