Itinerário para Viagem de Estudos
Direito Romano in Loco
Palavras-chave:
Império romano, Turismo Histórico e Cultural, Itinerário, Direito RomanoResumo
Encontram-se preservados e disponíveis para visitação, ainda hoje, inúmeros atrativos correspondentes aos locais em que o Direito Romano foi aplicado e se desenvolveu, tanto em Roma como em locais que sediaram suas antigas províncias. O objetivo deste trabalho é propor um Itinerário para Viagem de Estudo de Direito Romano in loco. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica sobre Viagens na Antiguidade, Arqueologia e Direito Romano, além da busca e organização de atrativos associados ao tema. Como resultados, o itinerário proposto inclui numerosos atrativos na Itália, principalmente Roma, Tarquínia, Espoleto, Assis, Ostia, Tivoli, Arpino, Herculano, Pompeia, Nápoles, Santa Maria Capua Vetere, Benevento, Sorrento e Capri. Conclui-se que a realização de miniaulas de Direito Romano diante dos atrativos selecionados oferece potencial para ser proposta como viagem de estudos, de modo que a experiência in loco possa configurar uma contribuição original e de relevância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).