Turismo rural e agricultura familiar:
Uma revisão sistemática de literatura
Palavras-chave:
Turismo Rural; Agricultura Familiar; Revisão Sistemática de Literatura.Resumo
O interesse pelo ambiente rural vem se intensificando nas últimas décadas, viabilizando, portanto, a expansão do turismo em áreas rurais. Com ampla oferta turística, são múltiplas as possibilidades em segmentos como o ecoturismo, o cultural, o pedagógico, a agricultura familiar, entre outras. Para o presente artigo, destaque-se o turismo rural na agricultura familiar, visto englobar duas das palavras-chave utilizadas para a sua construção. Essa pesquisa é uma revisão sistemática de literatura, de cunho exploratório, que busca analisar estudos publicados no período compreendido entre 2016 a 2020, por meio da combinação dos termos <turismo rural> e <agricultura familiar>, nas bases de dados Web of Science e Publicações de Turismo. As duas bases de dados possibilitaram a compreensão sobre os estudos publicados no cenário brasileiro e estrangeiro. Os resultados apresentam uma tendência para a abordagem qualitativa, em que técnicas como entrevistas, observação participante e revisão bibliográfica possuem maior destaque, além da interpretação do turismo como uma possibilidade de promoção para a população rural, desenvolvendo-se por meio da pluriatividade. Por fim, este estudo fornece uma visão geral dos métodos utilizados na pesquisa e destaca as revistas proeminentes nas quais os estudos foram publicados, a saber, Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade e Tourism Management.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).