Gestão de Destinos através da Gastrodiplomacia no Enoturismo
Uma Abordagem Fenomenológica
Palavras-chave:
Turismo, Gestão de Destinos, Enoturismo, Gastrodiplomacia, CapadóciaResumo
O objetivo desta pesquisa é o de descrever a relação entre as atividades de enoturismo na Capadócia [Turquia] e a gastrodiplomacia. Neste contexto, os conceitos de enoturismo e gastrodiplomacia são discutidos no estudo, do ponto de vista fenomenológico. O modelo de pesquisa fenomenológica é usado como um dos padrões de pesquisa qualitativa. Para construção da amostra, utilizou-se o método de amostragem intencional, sendo a amostragem por bola de neve o preferido. Para obtenção de dados qualitativo foram selecionados 10 participantes, para entrevista. Os arquivos de áudio obtidos como resultado das entrevistas presenciais foram decifrados e identificados no MAXQDA, software de análise de dados qualitativos. Como método de análise de dados, foi aplicada análise de conteúdo e nuvem de palavras; estatísticas de abas de subcódigos foram usadas para visualizar os dados. O processamento dos dados foi realizado usando uma combinação de métodos indutivos. Nesse contexto, foram obtidos cinco temas principais e quinze subtemas de acordo com a literatura e os dados. Como resultado das análises realizadas com base nos principais temas e subtemas, verificou-se que o enoturismo não tem sido desenvolvido, embora existam muitas vinhas e produção de vinho na região. Embora as práticas de gastrodiplomacia para o enoturismo sejam conhecidas, considera-se ser necessário que outros estudos sejam realizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).