Os efeitos do valor percebido dos ícones na intenção comportamental:

O caso da Capadócia

Autores

  • Nuray Eker Sakarya Uygulamalı Bilimler Üniversitesi
  • Burhanettin Zengin

Palavras-chave:

Ícones, Valor Percebido, Intenção Comportamental, Capadócia

Resumo

Os ícones são elementos religiosos importantes para o cristianismo, assim como elementos de atração para as viagens turísticas, especialmente nos roteiros culturais e nos roteiros relligiosos. Esses atrativos, herdados de séculos anteriores, também são objeto de pesquisas científicas. Embora as questões de ícones sejam frequentemente discutidas no campo da história da arte, tem-se observado que os mesmos não têm maior atenção nos estudos de turismo. Ao contrário de seus congêneres, o tema dos ícones é tratado neste estudo com o paradigma do turismo, o que revela a importância do estudo. No contexto de buscar determinar os efeitos do valor percebido em relação aos ícones, associados as intenções comportamentais dos turistas, foi desenhada a pesquisa empírica, utilizando-se métodos de pesquisa quantitativa. Os dados foram coletados com o auxílio de uma escala desenvolvida com base na literatura. Os dados primários foram obtidos através da aplicação do questionário a 507 turistas nacionais e 525 estrangeiros, que acabavam de visitar o Museu ao Ar Livre de Göreme (Cappadocia, Turquia). Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS. A análise de regressão foi utilizada para determinar o valor explicativo do valor percebido dos ícones, como variável independente da pesquisa, e sobre as intenções comportamentais, como variáveis dependentes. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, determinou-se que o valor dos ícones, percebido pelos turistas, contribui significativamente para explicar a intenção comportamental. Várias sugestões foram apresentadas dependendo dos resultados da pesquisa. Espera-se que este estudo contribua para preencher uma lacuna importante na literatura, e abra caminho para estudos futuros semelhantes.

Biografia do Autor

Nuray Eker, Sakarya Uygulamalı Bilimler Üniversitesi

Doctor. Prof. Sakarya University of Applied Sciences, Sakarya, Turkey. ORCID: 0000-0002-2891-2592 E-mail: neker@subu.edu.tr

Burhanettin Zengin

Doctor. Prof. Sakarya University of Applied Sciences, Serdivan, Sakarya, Turkey. ORCID: 0000-0002-6368-0969 E-mail: bzengin@subu.edu.tr

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

Eker, N., & Zengin, B. (2023). Os efeitos do valor percebido dos ícones na intenção comportamental: : O caso da Capadócia. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 15(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/11658