Adaptação e relações dos trabalhadores da construção civil com o lugar e a balnearização de Matinhos, Paraná [Brasil]
Palavras-chave:
Turismo, Trabalho, Destino turístico, Balneário, ´Paraná [Brasil]Resumo
A pesquisa foi desenvolvida em Matinhos, no litoral do Estado do Paraná, tradicional destino turístico de sol e praia do Sul do Brasil, a partir da seguinte questão: como se constituiu o universo laboral e de vida dos trabalhadores da construção civil no processo de balnearização? A exemplo de outros territórios litorâneos globais próximos a grandes centros urbanos, a expansão e verticalização urbana, fixação e crescimento populacional foram fenômenos diretamente relacionados ao uso balneário e turístico. Analisar o universo dos trabalhadores da construção civil e sua contribuição na trajetória do município constituiu o objetivo da investigação, notadamente, o processo de instalação entre 1980 e 2000. Foram analisadas as compreensões de acolhimento no processo de instalação no município, a mobilidade ou ascensão social, bem como as relações de pertencimento. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso e as técnicas utilizadas para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que os entrevistados, oriundos de áreas rurais e com fragilidade econômica, mencionaram dificuldade inicial na adaptação, contudo, a partir de experiências vivenciadas criaram relações de pertencimento consistentes com o lugar e experimentaram ascensão e mobilidade social, com rotinas atreladas à dinâmica balneária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).