Análise das inter-relações entre tecnologia da informação e comunicação e destinos turísticos inteligentes
Palavras-chave:
Turismo, Tecnologias da Informação e Comunicação, Destinos Turísticos InteligentesResumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação [TICs] têm contribuído, cada vez mais, para a formação de redes colaborativas entre os diferentes atores do setor de turismo. Como a inteligência enfatiza as ferramentas baseadas em TIC, incluindo sua integração para a cocriação de valor, a mesma pode aumentar e aprimorar a competitividade do destino, percebendo-se que os estudos científicos nesse sentido estão em processo de crescimento. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar as interrelações entre as TIC e os Destinos Turísticos Inteligentes [DTI]. Caracteriza-se como um ensaio teórico a partir de pesquisa descritiva e de cunho exploratório. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa, por meio do aprofundamento das análises dos artigos selecionados nas bases de dados pesquisadas. Percebeu-se que as interrelações entre as TIC e os DTI ocorrem desde a concepção dos conceitos de DTI, passando pela governança, até se tornarem fundamentais no compartilhamento de conhecimento, tanto por parte dos atores do turismo como pelos turistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).