“A possibilidade de conhecer a cidade”:
Experiências de hospitalidade de pessoas com deficiência visual em uma atividade turística acessível
Palavras-chave:
Turismo, Hospitalidade, Pessoas com deficiência visual, Pelotas, RS, Brasil, AcessibilidadeResumo
O objetivo deste é o de analisar a hospitalidade do evento III Encontro Olho de Sogra, na percepção de seus participantes com deficiência visual. Quanto aos objetivos específicos: apontar o entendimento dos participantes sobre o tema hospitalidade; averiguar os motivos que os levaram a participar do Encontro; e elencar os locais visitados mais hospitaleiros. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como sendo de natureza descritiva e exploratória, efetuada por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários com perguntas abertas em uma abordagem qualitativa. Os principais resultados apontam: (i) o entendimento dos sujeitos sobre hospitalidade coloca o ser-humano como agente central, associando ao bem-receber, bem-acolher e o respeito à sua individualidade; (ii) os principais motivos de participação foram diversão, integração, conhecer novas pessoas e o usufruir da acessibilidade disponibilizada pelo Encontro; e (iii) os locais de maior hospitalidade foram: Confeitaria, CTG, Hostel, Biblioteca Pública e Restaurante. Foi possível perceber que há turistas com deficiência visual visitando Pelotas e que a cidade necessita estar preparada para acolher essas pessoas tanto estrutural quanto atitudinalmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).