Avaliação de Critérios da Comunicação Paradoxal na Gestão de Destino:
Um Estudo sobre Gestores Hoteleiros
Palavras-chave:
Destination Management, Paradoxical Communication, AHP, HotelsResumo
Relevante em todos os campos, a comunicação também desempenha um papel importante na gestão dos destinos turísticos. A sustentabilidade dos destinos turísticos, assim como de todos os estabelecimentos do setor, depende de uma comunicação clara e eficiente entre tomadores de decisões e gestores. Por outro lado, a <comunicação paradoxal> emerge de problemas nos canais de comunicação dentro das organizações. O objetivo deste estudo é determinar qual dos critérios da comunicação paradoxal os gerentes de hotéis dão mais importância em termos degestão de destinos. Ordenar esses critérios pelo seu grau de importância é uma fonte de informação eficaz para aumentar a eficiência dos estabelecimentos e, portanto, a eficiência dos destinos. O Processo de Hierárquico Analítico (AHP) foi utilizado neste contexto para classificar os critérios da comunicação paradoxal segundo as suas importâncias. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados determinaram que o critério de comunicação paradoxal mais importante é o "sistema", e os critérios de "confiança, escuta, distribuição do trabalho, amizade,
auto-expressão, ansiedade, estresse no trabalho e objetivos no local de trabalho" também são importantes para os gerentes de hotelaria na gestão de destinos, respectivamente. Com a gestão eficaz de critérios da comunicação paradoxal, será possível prover uma estrutura sustentável no comprometimento de funcionários de hotel com os estabelecimentos e, portanto, na demanda turística nos destinos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).