Papel da Cidadania Global na Intenção dos Turistas em Preferir Destinos com Sistema de Gestão Baseado em Tecnologia Inteligente Verde
Palavras-chave:
cidadania global, modelo de aceitação de tecnologia, tecnologia verde inteligente, identidade, planejamento turísticoResumo
Este estudo integra o modelo de cidadania global (GC) com o modelo de aceitação de tecnologia (TAM) para entender as motivações por trás da crença dos turistas, bem como as atitudes de preferência em destinos com sistemas de gestão baseados em tecnologia inteligente verde (GST). O modelo estendido foi testado através do PLS-SEM na amostra de 580 participantes que vivenciaram uma atividade de lazer na fase de 9 meses. Os resultados revelaram que a GC previu significativamente a facilidade de uso percebida (PEOU), a utilidade percebida (PU) e a atitude em relação a destinos com sistemas de gerenciamento baseados em tecnologias inteligentes verdes (AGS), dois dos quais (PU e AGS), por sua vez, melhoraram o comportamento intenção para tecnologias inteligentes verdes (BIGS). PEOU também foi visto para prever tanto PEOU quanto PU. a capacidade preditiva mais poderosa do modelo é para a relação para o efeito de GC em PEOU. Além disso, o papel da PEOU na PU, bem como o efeito da PU sobre a AGS, foram as relações de padrão que possuem a capacidade mais preditiva. Várias implicações teóricas e práticas foram construídas com base em achados de interesse.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).