Análise Bibliométrica de Cidades Inteligentes e Estudos de Turismo com Técnica de Mapeamento Visual
Palavras-chave:
Tourism; Smart City; Bibliometric; Visual Mapping.Resumo
Cidades inteligentes, aquelas onde utilizam-se inovações tecnológicas e que apresentam facilidade de acesso à informação tanto onde esteja a população local como turistas, podem ter potencial para se tornarem cidades de destaque em termos de turismo. No estudo foi utilizado o método bibliométrico com o programa Vosviewer. Foram examinados 1050 estudos obtidos da plataforma de dados Web of Science, que tratassem de <cidade inteligente> e <turismo>. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de mapeamento visual. De acordo com a análise de colocação das palavras-chave, doze temas diferentes foram determinados e agrupados como cidade inteligente, turismo, destino turístico inteligente, turismo. No âmbito da pesquisa, a maioria dos trabalhos são trabalhos de congressos. Na literatura, foi determinado que o tema da cidade inteligente está associado principalmente aos conceitos de destino, internet, sustentabilidade, acessibilidade, big data, turismo. De acordo com os resultados, os estudos começaram em 2000 e aumentaram em 2020. Engenharia, informática e turismo são as disciplinas onde mais estudos são feitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).