Sustentabilidade nas Políticas Públicas para a Gestão Local do Turismo em Cozumel, México
Palavras-chave:
Turismo, Políticas Públicas, Metas do Desenvolvimento Sustentável, Cozumel, MéxicoResumo
Na gestão local, a sustentabilidade depende não somente das condições do meio ambiente, mas também das complexas inter-relações entre stakeholders. Esta pesquisa utilizou a Teoria dos Grafos (TG) para criar gráficos de rede, permitindo calcular indicadores para obter o nó mais influente; entre os nós que representam a classificação de textos e stakeholders extraídos de atas de audiência pública de 2002 a 2016 em Cozumel, México. Primeiro, as ações públicas foram classificadas em categorias; depois, subcategorias; e, finalmente, relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Posteriormente, uma Análise de Redes de Texto (TNA) e uma Análise de Redes Sociais (SNA) foram realizadas através dos softwares UCINET e NetDraw para encontrar os ODS mais promovidos e a influência dos stakeholders na promoção dos ODS. O resultado revela que o ODS 11 é o nó mais crucial e que possui o mais alto grau de centralidade devido à promoção do turismo como principal atividade econômica; e que o setor público domina o processo de tomada de decisões. Estas descobertas ajudaram a elucidar a estrutura das redes, destacando que o exercício da sustentabilidade é assimétrico e que é necessário promover todos os ODS de modo equivalente na gestão local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).