Drª Luciene Jung de Campos - Análise do Discurso, Turismo e… / Discourse Analysis, Tourism and...
Palavras-chave:
Turismo, Tourism, Análise do Discurso, Discourse Analysis, Psicanálise, Psychoanalysis, Arte, Art, Trabalho, Labour.Resumo
RESUMO
Esta entrevista foi realizada na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, em outubro de 2019 pelos doutorandos em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, tendo como entrevistada a Prof.ª Dr.ª Luciene Jung de Campos. Pioneira na articulação entre Análise do Discurso pecheutiana e o Turismo, a professora e pesquisadora do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul apresenta nesta entrevista os registros de sua trajetória de vida e acadêmica, nos permitindo compreender um pouco sobre seus interesses de pesquisa e sobre o seu olhar para as relações que estabelece com a Psicanálise, a Arte e os estudos do Trabalho.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Análise do Discurso; Psicanálise; Arte; Trabalho.
ABSTRACT
This interview was held in Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil, in October 2019 by the PhD students at the University of Caxias do Sul, with Dr. Luciene Jung de Campos as advisor. A pioneer in the articulation between pecheutian Discourse Analysis and Tourism, the professor and researcher of the graduate degree Program in Tourism and Hospitality at University of Caxias do Sul presents in this interview the records of her life and academic trajectory, allowing us to understand a little about his research interests and his look at the relationships she establishes with Psychoanalysis, Art and Labour studies.
KEYWORDS
Tourism; Discourse Analysis; Psychoanalysis; Art; Labour.
AUTORIA
Maicon Gularte Moreira - Mestre. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil. com bolsa FAPERGS/CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7209077042280859 E-mail: maicongmoreira@gmail.com
Mateus Vitor Tadioto - Mestre. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil, com bolsa PROSUC/CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5127637448870660 E-mail: mateus.tadioto@gmail.com
Luciene Jung de Campos - Doutora. Professora adjunta na Área de Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1151177602559882. E-mail: ljungdecampos@gmail.com
REFERÊNCIAS
Campos, L. J., Restelatto, M., & Garbin, S. R. (2021). Um passo atrás: reverberações sobre luto e desejo. Linguasagem, 37(1), 112-128. Link.
Campos, L. J. de. (2013). Desejo de desejo na mercadoria e o olhar do artista. Gragoatá, 18(34), 77-93. Link.
García Canclini, N. (1983). As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense.
Mittmann, S., & Campos, L, J. (2019). Análise do Discurso: da inquietude ao incômodo lugar. Campinas: Pontes Editores.
Pêcheux, M. (2014). Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp.
Tadioto, M. V., Moreira, M. G., & Campos, L. J. (2016). Análise do Discurso: um dispositivo teórico-analítico para problematizar o Turismo. Anais...XIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – ANPTUR. Link.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).