A Exposição Internacional do Centenário da independência como um marco histórico no desenvolvimento do Turismo no Brasil (Rio de Janeiro, Janeiro/1920 – Dezembro/1922)
Palavras-chave:
Turismo, História dos eventos, Indústria Cultural, Rio de Janeiro, RJ, BrasilResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos para o desenvolvimento do turismo nacional da Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, realizada na cidade do Rio de Janeiro na década de 1920. Mais precisamente, a investigação procura construir a hipótese de que a exposição de 1922 tenha sido um agente catalisador no processo de constituição do moderno setor de turismo e lazer no país, tanto em termos estruturais quanto nos aspectos institucionais. Para isso, a pesquisa adota como técnica de investigação a pesquisa documental e o levantamento bibliográfico. A fonte primária utilizada é o periódico carioca Correio da Manhã.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).