A Exposição Internacional do Centenário da independência como um marco histórico no desenvolvimento do Turismo no Brasil (Rio de Janeiro, Janeiro/1920 – Dezembro/1922)

Autores

  • Alan Faber do Nascimento Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Turismo, História dos eventos, Indústria Cultural, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos para o desenvolvimento do turismo nacional da Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, realizada na cidade do Rio de Janeiro na década de 1920. Mais precisamente, a investigação procura construir a hipótese de que a exposição de 1922 tenha sido um agente catalisador no processo de constituição do moderno setor de turismo e lazer no país, tanto em termos estruturais quanto nos aspectos institucionais. Para isso, a pesquisa adota como técnica de investigação a pesquisa documental e o levantamento bibliográfico. A fonte primária utilizada é o periódico carioca Correio da Manhã.

Biografia do Autor

Alan Faber do Nascimento, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Alan Faber do Nascimento é Professor Associado do curso de Turismo da UFVJM, com graduação em Turismo pela PUC-SP e doutorado em Geografia pela UNESP de Rio Claro.

Downloads

Publicado

2022-02-14

Como Citar

do Nascimento, A. F. (2022). A Exposição Internacional do Centenário da independência como um marco histórico no desenvolvimento do Turismo no Brasil (Rio de Janeiro, Janeiro/1920 – Dezembro/1922). Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 14(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/10114