Comportamento Antiético no Trânsito

Autores

  • Carlos Alexandre Fedrigo UCS

Resumo

A Psicologia do Trânsito ainda é nova no Brasil e só nos últimos anos passou a fomentar a inserção dos psicólogos em discussões mais amplas sobre políticas públicas de saúde, educação e segurança na circulação de pessoas. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do  Rio Grande do Sul, somente em 2016 foram 4.086 multas por infração em deixar de dar preferência aos pedestres, não sendo feita nenhuma relação entre classe social e tipo de veículo. Partindo do pressuposto que automóveis são um bom indicador de classe social, o objetivo deste trabalho foi observar os motoristas do município de Bento Gonçalves e tentar correlacionar a classe social destes e sua reação frente a um pedestre prestes a atravessar a rua em faixa de segurança. Os resultados mostram que das 380 observações de motoristas feitas, somente 84 (22,1%) deles pararam para o pedestres. Não foi possível estabelecer correlação entre classes sociais e respeito à lei, visto que em todos os grupos estratificados – de acordo com sexo, idade e classe social – há um enorme descaso frente ao pedestre. Sugerimos novos estudos em outras áreas da cidade e outros bairros para corroborar os achados aqui demonstrados.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Fedrigo, C. A. (2019). Comportamento Antiético no Trânsito. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 4(8), 2–7. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/7725

Edição

Seção

Comunicação Curta