Estudo exploratório de pacientes com índices elevados de ferritina (hiperferritinemia) atendidos em serviços de saúde no município de Bento Gonçalves – RS.

Autores

  • Luana Boeira Curso de Ciências Biológicas - UCS
  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul

Resumo

A ferritina sérica é secretada por todas as células. Portanto o exame de sangue para sua determinação é o principal teste para detectar deficiência ou sobrecarga de ferro no organismo, uma vez que o seu valor é proporcional às reservas disponíveis no mesmo. Índices elevados de ferritina geralmente indicam níveis elevados de ferro acumulado, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais para a melhor qualidade de vida dos afetados.  Objetivou-se neste trabalho identificar se a população da microrregião de Bento Gonçalves na serra gaúcha apresenta características de interesse para uma pesquisa genética mais aprofundada a respeito das causas da hiperferritinemia. Pleiteou-se os dados para análise via carta de apresentação da pesquisa, a médicos que costumam investigar os valores de ferritina sérica. Após, fez-se o preenchimento dos dados retrospectivos de acordo com uma tabela padronizada, a qual não continha campo de identificação nominal dos pacientes. Os dados solicitados incluíram: idade do paciente, sexo, ferritina sérica, exames complementares, sintomas suspeitos e diagnóstico. Foi realizada análise descritiva e de frequência na tentativa de caracterizar o perfil dos pacientes que apresentam hiperferritinemia. A partir da avaliação dos resultados, concluiu-se que para uma análise mais completa, os dados de exames complementares, sintomas e diagnósticos retrospectivos precisam ser padronizados no momento da consulta com o paciente. A característica da população de Bento Gonçalves e região ter a predominância de descendentes de imigrantes italianos que preserva muitos dos hábitos alimentares ancestrais, sugere que é relevante um estudo mais aprofundado, uma vez que esta alteração apresenta, geralmente, causas pela interação de vários genes que podem criar a predisposição para doença, mas cuja manifestação efetiva depende de fatores ambientais.  Assim identificou-se a relevância da elaboração de um banco de dados que contribua com informações para os profissionais da saúde ou investigações genéticas com foco na ferritina sérica elevada.

Biografia do Autor

Luana Boeira, Curso de Ciências Biológicas - UCS

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas

Gladis Franck da Cunha, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

Boeira, L., & Franck da Cunha, G. (2018). Estudo exploratório de pacientes com índices elevados de ferritina (hiperferritinemia) atendidos em serviços de saúde no município de Bento Gonçalves – RS. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(6), 10–15. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6333

Edição

Seção

Artigos Completos