A utilização do método de Aprendizagem Baseada em Problemas para conhecer e desenvolver hábitos de consumo consciente da energia elétrica no Ensino Fundamental.

Autores

  • Fernanda Fernandes Leite Universidade de Caxias do Sul
  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul
  • Vânia Elisabete Schneider Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O presente artigo descreve e analisa uma experiência de ensino, utilizando o método PBL em uma escola municipal de Ensino Fundamental de Vacaria (RS). A partir de um programa de capacitação de professores houve a implementação do PBL com uma turma de nono ano, que foi desafiada a resolver o problema de excesso de gasto de energia elétrica pela escola. Participaram da implementação deste PBL professores das áreas de ciências da natureza e ciências humanas (Geografia e História), matemática e linguagens. Os alunos se tornaram protagonistas da própria construção do conhecimento e desenvolveram várias habilidades e competências para buscar informações, organizar dados e apresentar para colegas de outras turmas. Vinculada a este projeto foi elaborada uma mostra pedagógica sobre produção e consumo consciente de energia elétrica. O problema escolhido possibilitou ainda que fosse trabalhada a Educação ambiental de forma transversal, além disso houve mudanças de atitudes que possibilitaram um menor consumo de energia em 2015 em relação ao ano anterior, a partir do mês de agosto quando os alunos começaram a proferir palestras para os demais alunos da escola, funcionários e visitantes da mostra. Os resultados atestaram a eficiência do PBL.

Biografia do Autor

Fernanda Fernandes Leite, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Gladis Franck da Cunha, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Vânia Elisabete Schneider, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

Leite, F. F., Franck da Cunha, G., & Schneider, V. E. (2017). A utilização do método de Aprendizagem Baseada em Problemas para conhecer e desenvolver hábitos de consumo consciente da energia elétrica no Ensino Fundamental. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 2(3), 32–37. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/5094